Programas de teatro: objeto e fonte
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p114-129Palavras-chave:
Programa de teatro, Jornal-programa, Programa da peçaResumo
Neste artigo, procuro relatar a minha experiência de pesquisa com os programas de espetáculos teatrais. Retomo alguns pontos da investigação sobre os projetos editoriais dos programas de teatros em diferentes centros de documentação. Apesar de rever algumas conclusões parciais já divulgadas em artigos anteriores, acrescento aqui uma reflexão sobre o programa de espetáculo enquanto objeto integrante de coleções “efêmera teatral”, e chamo atenção para a aproximação de nossos acervos de artes cênicas, não só de programas, com as humanidades digitais.
Downloads
Referências
CARVALHO, M. D. A Constituição de coleções especializadas em artes cênicas: do imaterial ao documental. 2009. 160 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
DAVID, G. Éléments d'analyse du paratexte théâtral: le cas du programme de théâtre. L'Annuaire Théâtral – Revue Québécoise d'études Théatrales, Montréal, n. 34, p. 96-111, automne 2003.
______. Théâtres au programme: panorama des programmes de théâtre de langue française à Montréal au XXe siècle. Montréal: Bibliothèque Nationale du Québec; CÉTUQ, 2002.
ECO, U. A vertigem das listas. Tradução Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2010.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
GENETTE, G. Palimpsestes: la littérature au second degré. Paris: Éditions du Seuil, 1982.
______. Seuils. Paris: Éditions du Seuil, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.