Folia em revista: o teatro de Walter Pinto e a festa carnavalesca carioca

Autores

  • Maximiliano Almeida Bastos da Costa Marques Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i2p91-115

Palavras-chave:

Walter Pinto, Teatro de revista, Teatro de revista carnavalesco, Carnaval, Escolas de samba

Resumo

Este artigo aborda o diálogo entre o teatro de revista de Walter Pinto – produzido nos anos 1940 e 1950 – e o carnaval carioca por meio da revisão de literatura e de periódicos, bem como da análise de imagens e textos de peças do produtor. Inicialmente, caracteriza o esplendor visual e a dinâmica cultural de seus espetáculos, decorrentes da influência dos musicais realizados nos principais centros internacionais do entretenimento da época. Em seguida, examina de que forma o imaginário carnavalesco do período foi concebido em suas montagens de carnaval. Ao final, sugere que o padrão cênico feérico de suas produções inspirou mudanças na visualidade dos desfiles das escolas de samba, ressaltando diálogos e tensões entre diferentes expressões da cultura (FERREIRA, 2012; HALL, 2003; STOREY, 2015) na construção das estéticas “moulinrougiana” e “ziegfeldiana” das performances das agremiações carnavalescas.

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Biografia do Autor

  • Maximiliano Almeida Bastos da Costa Marques, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutor (2018) pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde realizou, no ano seguinte, estágio pós-doutoral. Professor de Educação Musical do Colégio Pedro II desde 2007.

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Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Marques, M. A. B. da C. (2022). Folia em revista: o teatro de Walter Pinto e a festa carnavalesca carioca. Sala Preta, 21(2), 91-115. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i2p91-115