Desnorteando referências: pensamentos (pós)/(des)/(de)colonial na formação do artista da cena

Autores

  • Mariana Conde Rhormens Lopes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p30-55

Palavras-chave:

Decolonialismo, Interculturalidade crítica, Epistemologias decoloniais

Resumo

Este artigo discute os conceitos colonialismo, colonialidade, pós-colonialismo, descolonialismo e decolonialismo, discorrendo sobre suas origens, histórias, correntes, principais semelhanças e diferenças. Para tal discussão traz pensamentos de Catherine Walsh, Mudimbe, Wole Soyinka, Walter Mignolo, Aníbal Quijano, Edward Saïd e Steven Feierman. Aprofundando o debate, põe em xeque questões sobre generalizações, contradições, acesso direcionado a pesquisas culturais, favoritismos e interculturalidade crítica. Reflete sobre como tais conceitos dialogam com a formação e referências especialmente nos cursos superiores de artes da cena, trazendo provocações e problemáticas ao leitor. Traz reflexões com o termo “desnortear”, propondo alterar as referências durante anos pautadas em experiências, histórias e saberes do Norte Global.

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Biografia do Autor

  • Mariana Conde Rhormens Lopes, Universidade Estadual de Campinas

    Atriz, mestra e doutora em Artes da Cena pela UNICAMP. Realizou trabalho em Moçambique e no Senegal (École des Sables). Atriz cofundadora do Grupo Desembargadores do Furgão, que trabalha com máscaras teatrais. Dirigiu o documentário Ka Mimbangu – A cena moçambicana: entre tradição e contemporaneidade. Flautista do grupo musical Samba de Dandara.

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Publicado

2023-09-21

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Lopes, M. C. R. (2023). Desnorteando referências: pensamentos (pós)/(des)/(de)colonial na formação do artista da cena. Sala Preta, 22(2), 30-55. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p30-55