Castellucci: iconoclastia-iconolatria
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p56-71Palavras-chave:
Romeo Castellucci, Sobre o conceito de rosto no filho de Deus, Iconoclastia, Iconolatria.Resumo
Partindo da recusa do lugar do crítico e da assunção do papel de um espectador sem rosto, forjase no texto a relação ícone-espectador, a partir da qual se agencia toda a mise-en-scène de Sobre o conceito de rosto no Filho de Deus, de Romeo Castellucci, que se posiciona na intersecção entre religião e teatro. Na performance visual, que repousa sobre dois pilares - o rosto de Jesus e o olhar do espectador - a intenção de Castellucci é nos fazer ver um estado de coisas: a decadência da beleza e da dignidade do homem. O espetáculo é o sonho iconólatra que perverte a iconoclastia de Romeo Castellucci.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Sala Preta e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Sala Preta e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação, sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na revista Sala Preta mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Sala Preta em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/salapreta "