Castellucci: iconoclastia-iconolatria

Autores

  • Laymert Garcia dos Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p56-71

Palavras-chave:

Romeo Castellucci, Sobre o conceito de rosto no filho de Deus, Iconoclastia, Iconolatria.

Resumo

Partindo da recusa do lugar do crítico e da assunção do papel de um espectador sem rosto, forjase no texto a relação ícone-espectador, a partir da qual se agencia toda a mise-en-scène de Sobre o conceito de rosto no Filho de Deus, de Romeo Castellucci, que se posiciona na intersecção entre religião e teatro. Na performance visual, que repousa sobre dois pilares - o rosto de Jesus e o olhar do espectador - a intenção de Castellucci é nos fazer ver um estado de coisas: a decadência da beleza e da dignidade do homem. O espetáculo é o sonho iconólatra que perverte a iconoclastia de Romeo Castellucci.

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Biografia do Autor

  • Laymert Garcia dos Santos, Universidade Estadual de Campinas
    Laymert Garcia dos Santos é professor titular do Departamento de sociologia do IFCH, da Universidade Estadual de Campinas, conselheiro do CNPC do Ministério da Cultura e bolsista de pesquisa do CNPq.

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Publicado

2014-12-20

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Santos, L. G. dos. (2014). Castellucci: iconoclastia-iconolatria. Sala Preta, 14(2), 56-71. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p56-71