O Vestido em Panorama: sobre a formação e a relativização de um cânone da historiografia teatral brasileira

Autores

  • Henrique Buarque de Gusmão Universidade Federal do Rio de Janeiro (professor adjunto)
  • Thiago Herzog PPGHIS/UFRJ (mestrando)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p124-134

Palavras-chave:

Sábato Magaldi (1927-), Nelson Rodrigues (1912-1980), teatro brasileiro moderno

Resumo

Este artigo propõe um exercício de história intelectual, buscando encontrar no livro Panorama do teatro brasileiro, de Sábato Magaldi, algumas chaves explicativas para a criação de um “marco fundador” do teatro brasileiro moderno que se difundiu tão amplamente no ambiente intelectual dos estudos teatrais: a estreia de Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, em 1943. Para tal, serão analisadas as principais referências que orientam a reflexão de Sábato, assim como os dispositivos centrais que ele constrói para a sua escrita da história do teatro brasileiro. No final do texto, é feita uma reflexão a respeito dos desafios que os historiadores do teatro enfrentam diante do surgimento de novas perspectivas teóricas que desestabilizam as noções de “cânone” e as grandes narrativas que abarcam longos períodos históricos. 

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Biografia do Autor

Henrique Buarque de Gusmão, Universidade Federal do Rio de Janeiro (professor adjunto)

Professor do Insitituto de História da UFRJ

Thiago Herzog, PPGHIS/UFRJ (mestrando)

Mestrando do PPGHIS/UFRJ

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

Buarque de Gusmão, H., & Herzog, T. (2015). O Vestido em Panorama: sobre a formação e a relativização de um cânone da historiografia teatral brasileira. Sala Preta, 15(1), 124-134. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p124-134

Edição

Seção

EM PAUTA