Roberto Gomes e as tentativas de modernização do teatro brasileiro: convergências e desencontros com a dramaturgia da (in)ação de Maurice Maeterlinck
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p112-123Palavras-chave:
ação, teatro brasileiro, teatro simbolista, Roberto Gomes, Maurice MaeterlinckResumo
O artigo analisa alguns elementos fundamentais da dramaturgia simbolista de Maurice Maeterlinck e seus reflexos na obra do dramaturgo brasileiro Roberto Gomes. A partir de uma investigação breve, que se debruça principalmente sobre as características do silêncio e do esvaziamento da ação, busca-se catalisar a discussão sobre a ideia de modernização do teatro brasileiro, além de refletir sobre alguns aspectos inovadores que se desdobrariam nas novas formas artísticas da encenação contemporânea.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores).
COSTA, M. M. A obra dramática de Roberto Gomes: temas e configuração. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1978.
COSTA, M. M. A dramaturgia de Roberto Gomes: da Casa Fechada à abertura modernista. Revista Letras, Curitiba, n. 60, p. 259-274, jul./dez. 2003.
FRAGA, E. O simbolismo no teatro brasileiro. São Paulo: Art & Tec, 1992.
GOMES, R. Roberto Gomes conferencista. Boletim da SBAT, set. 1947.
GOMES, R. Teatro de Roberto Gomes. Rio de Janeiro: INACEN, 1983.
MAETERLINCK, M. A Intrusa. Rio de Janeiro: Conservatório Nacional de Teatro, 1978.
MAETERLINCK, M. El pájaro azul. Cidade do México: Porrúa, 1977.
MAETERLINCK, M. O tesouro dos humildes. São Paulo: O Pensamento, 1945.
MOLER, L. B. Da palavra ao silêncio: o teatro simbolista de Maurice Maeterlinck. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
SZONDI, P. Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac Naify, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Sala Preta e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Sala Preta e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo públicado na revista Sala Preta mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi públicado originalmente pela revista Sala Preta em seu volume (cololocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/salapreta "