Ansiedade traço-estado em estudantes universitários do curso de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2022.180906Palavras-chave:
Ansiedade, Enfermagem, Saúde Mental, Estudantes, Angústia PsicológicaResumo
Objetivo: mensurar o nível de ansiedade-traço e ansiedadeestado em estudantes universitários do curso de enfermagem.
Método: foi realizado um estudo transversal, quantitativo e descritivo. Para a coleta dos dados, foram aplicados um questionário sociodemográfico, para caracterização da amostra, e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado para avaliar o nível de ansiedade dos estudantes. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial, sendo considerado o nível de significância de 5%. Resultados: verificou-se alto nível de ansiedade nos estudantes no
contexto analisado para ansiedade-estado e traço (IDATE-E e IDATE-T) que tornou-se mais frequente nas variáveis “número de disciplinas”, “fazer psicoterapia”, “estressor prévio” e “diagnóstico mental”, sendo a ansiedade-traço relacionada significativamente a indivíduos com diagnóstico mental que buscaram auxílio psicoterápico. Conclusão: os participantes apresentaram alta ansiedade- traço e estado associadas às situações acadêmicas e às consequências dessa rotina, sendo necessário investigar estas variáveis profundamente para construção de ações que possam potencializar a resiliência e a ressignificação dos problemas do cotidiano nesta população.
Downloads
Referências
Sullivan FP, Geschwind HD. Defining the Genetic, Genomic, Cellular, and Diagnostic Architectures of Psychiatric Disorders. Cell. 2019;177(1):162-83. doi:http://doi.org/10.1016/j.cell.2019.01.015
Parreira BDM, Goulart BF, Haas VJ, Silva SR, Monteiro JCS, Gomes-Sponholz FA. Common mental disorders and associated factors: a study of women from a rural area. Rev Esc Enferm USP. 2017;51:e03225. doi: http:// doi.org/10.1590/s1980-220x2016033103225
Carvalho EA, Bertolini SMMG, Milani RG, Martins MC.Anxiety scores in university entering and graduating students from a higher education institution. Cienc Cuid Saude. 2015;14(3):1290-8. doi: http://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v14i3.23594
Hirsch CD, Barlem ELV, Almeida LK, TomaschewskiBarlem JG, Figueira AB, Lunardi VL. Estratégias de coping de acadêmicos de enfermagem diante do estresse universitário. Rev Bras Enferm. 2015;68(5):783-90. doi:http://doi.org/10.1590/0034-7167.2015680503i
Lopes LFD, Chaves BM, Fabrício A, Porto A, Almeida DM, Obregon SL, et al. Analysis of Well-Being and Anxiety
among University Students. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(11):3874. doi: http://doi.org/10.3390/
ijerph17113874
Azarias MA, Emmy UP. Avaliação dos níveis de ansiedade dos estudantes da UFFRJ. Trab En(Cena). 2020;5(1):248-
doi: http://doi.org/10.20873/25261487V5N1P248
Amanda K, Peo L, Kajsa J, Hedman-Lagerlöf E, Erland A. Three decades of increase in health anxiety: Systematic
review and meta-analysis of birth cohort changes in university student samples from 1985 to 2017. J Anxiety
Disord. 2020;71:102208. doi: http://doi.org/10.1016/j.janxdis.2020.102208
Chua BS, Harris SAH, Jasmine AM, Rosnah I.Psychometric Properties of the State-Trait Anxiety Inventory (Form Y) among Malaysian University Students. Sustainability. 2018;10(9):3311. doi: http://doi.org/10.3390/su10093311
Torres C, Otero P, Bustamante B, Blanco V, Díaz O, Vázquez FL. Mental Health Problems and Related Factors
in Ecuadorian College Students. Int J Environ Res Public Health. 2017;14(5):530. doi: http://doi.org/10.3390/ijerph14050530
Cestari VRF, Barbosa IV, Florêncio RS, Pessoa VLMP, Moreira TMM. Stress in nursing students: study on sociodemographic and academic vulnerabilities. Acta Paul Enferm. 2017;30(2):190-6. doi: http://doi.
org/10.1590/1982-0194201700029
Sequeira CA, Carvalho JC, Borges EM, Sousa CN.Mental vulnerability of nursing degree students in
higher education: exploratory study. J Nurs Health.2013;3(2):170-81. doi: http://doi.org/10.15210/jonah.v3i2.3551
Facioli AM, Barros AF, Melo MC, Ogliari ICM, Custódio RJM. Depressão entre estudantes de enfermagem e sua associação com a vida acadêmica.Rev Bras Enferm. 2020;73(1):e20180173. doi: http://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0173
Fernandes MA, Vieira FER, Silva JS, Avelino FVSD, Santos JDM. Prevalence of anxious and depressive symptoms in college students of a public institution. Rev Bras Enferm. 2018;71(5):2169-75. doi: http://doi.
org/10.1590/0034-7167-2017-0752
Angela MBB, Luiz N, Charles DS. Desenvolvimento da forma experimental em português do Inventário de
Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Arq Bras Psicol Apl. [Internet]. 1977 [Acesso 21 jan 2021];29(3):31-44.
Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/abpa/article/view/17827/16571
Cheung K, Tan KY, Tsang H, Zhang LW, Lit SW.Depression, anxiety and stress in different subgroups
of first-year university students from 4-year cohort data. J Affect Disord. 2020;274:305-14. doi: http://doi.
org/10.1016/j.jad.2020.05.041
Ramos PF, Andrade AL, Jardim AP, Ramalhete JNL, Pirola GP, Egert C. Intervenções psicológicas com
universitários em serviços de apoio ao estudante. Rev Bras Orient Profiss. 2018;19(2):221-32. doi: http://doi.
org/1026707/1984-7270/2019v19n2p221
Daolio CC, Neufeld CB. Intervenção para stress e ansiedade em pré-vestibulandos: estudo piloto. Rev Bras
Orient Profiss. [Internet]. 2017;8(2):129-40. doi: http://doi.org/10.26707/1984-7270/2017v18n2p129
Souza DS, Rossato J, Cunha VF, Oliveira PPC, Campos SO, Scorsolini-Comin F. Saúde mental na universidade:
relato de um serviço de psicoterapia para estudantes de enfermagem. Rev Fam Ciclos Vida Saúde Contexto Soc. 2020;8(Supl.1):648-57. doi: http://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4673
Moretti FA, Hubner MMC. O estresse e a máquina de moer alunos do ensino superior: vamos repensar nossa
política educacional?. Rev Psicopedag. [Internet]. 2017 [Acesso 21 jan 2021];34(105):258-67. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v34n105/03.pdf
Mitchel AEP. Psychological distress in student nurses undertaking an educational programme with professional
registration as a nurse: Their perceived barriers and facilitators in seeking psychological support. J Psychiatr
Ment Health Nurs. 2018;25(4):258-69. doi: http://doi.org/10.1111/jpm.12459
Peter M, Rachel P, Gemma G, Lucy S, Michael Z, Karin W. Web-based indicated prevention of common mental disorders in university students in four European countries – Study protocol for a randomised controlled trial. Internet Interv. 2019;16:35-42. doi: http://doi.org/10.1016/j.invent.2018.02.004
Dalky HF, Gharaibeh A. Depression, anxiety, and stress among college students in Jordan and their need
for mental health services. Nurs Forum. 2019;54(2):205-12. doi: http://doi.org/10.1111/nuf.12316
Martineau M, Beauchamp G, Marcotte D. Efficacité des interventions en prévention et en promotion de la santé mentale dans les établissements d’enseignement po s t se condai re . San té Mentale au Québe c .[Internet]. 2017 [cited 2021 Jan 21];42(1):165-82.Available from: https://www.erudit.org/fr/revues/smq/2017-v42-n1-smq03101/1040249ar
Tomaschewski-Barlem JG, Lunardi VL, Lunardi GL, Barlem ELD, Silveira RS, Vidal DAS. Burnout syndrome
among undergraduate nursing students at a public university. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. [cited 2021 Jan 21, 2021]. 2014;22(6):934-41. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104 11692014000600934&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.