Ansiedade traço-estado em estudantes universitários do curso de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2022.180906

Palavras-chave:

Ansiedade, Enfermagem, Saúde Mental, Estudantes, Angústia Psicológica

Resumo

Objetivo: mensurar o nível de ansiedade-traço e ansiedadeestado em estudantes universitários do curso de enfermagem.
Método: foi realizado um estudo transversal, quantitativo e descritivo. Para a coleta dos dados, foram aplicados um questionário sociodemográfico, para caracterização da amostra, e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado para avaliar o nível de ansiedade dos estudantes. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial, sendo considerado o nível de significância de 5%. Resultados: verificou-se alto nível de ansiedade nos estudantes no
contexto analisado para ansiedade-estado e traço (IDATE-E e IDATE-T) que tornou-se mais frequente nas variáveis “número de disciplinas”, “fazer psicoterapia”, “estressor prévio” e “diagnóstico mental”, sendo a ansiedade-traço relacionada significativamente a indivíduos com diagnóstico mental que buscaram auxílio psicoterápico. Conclusão: os participantes apresentaram alta ansiedade- traço e estado associadas às situações acadêmicas e às consequências dessa rotina, sendo necessário investigar estas variáveis profundamente para construção de ações que possam potencializar a resiliência e a ressignificação dos problemas do cotidiano nesta população.

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Biografia do Autor

  • Thayná Coriolano Ribeiro de Oliveira, UNIFACISA - Centro Universitário, Campina Grande, PB, Brasil.

    Enfermeira pela UNIFACISA- CENTRO UNIVERSITÁRIO.

  • Cláudia Quézia Amado Monteiro Leal, UNIFACISA - Centro Universitário, Campina Grande, PB, Brasil.

    Doutoranda em Neurociência Cognitiva e comportamento - PPGNeC, pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Neurociência Cognitiva e comportamento - PPGNeC, pela Universidade Federal da Paraíba. Graduada (Licenciatura e Bacharelado) em Enfermagem Geral pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Saúde Mental e Dependência Química. Especialização em Enfermagem Obstétrica. Professora Substituta da UFPB no curso de Enfermagem na área de Saúde Mental (Saúde Mental I, Saúde Mental II, Metodologia Científica e Pesquisa Aplicada). Docente da UNIFACISA Centro universitário - CG (Saúde do Adulto, Saúde Mental, Metodologia Científica e Informática em Saúde) Membro do LECOPSI - Laboratório de Ecologia Comportamental e Psicobiologia - UFPB . Coordenadora do grupo de estudos em Violência e Vulnerabilidade - UNIFACISA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem Forense - GEPEFO - UFPB Atuou como membro do Laboratório Integrado de Estudos da Voz da UFPB. Pesquisa na área de Depressão e Voz. Foi Enfermeiro do Centro de Atenção Psicossocial de Guarabira (CAPS II e CAPS ÀLCOOL E DROGAS). Foi docente da Faculdade Três Marias - EESAP Foi docente visitante dos cursos de curta duração do UNIPÊ em João Pessoa. Foi Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental Comunitária.

  • Isabelle Eunice de Albuquerque Pontes, Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande, PB, Brasil.

    Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Mestre em Saúde Materno Infantil (IMIP/Recife),com período de estágio na Universidade de Southampton (Reino Unido). Doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP-Recife/PE). Quiropraxista pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia, Educação e Saúde. Experiência na docência dos cursos de Fisioterapia (Anatomia Humana, Fisiopatologia clínica em Uroginecologia e Obstetrícia e Fisioterapia Aplicada a Uroginecologia e Obstetrícia, Saúde Materno Infantil), Enfermagem e Educação Física (Anatomia Humana). Atualmente é professora substituta na Universidade Federal da Paraíba e da Faculdade Maurício de Nassau (João Pessoa). Professora convidada de programas pós-graduação lato sensu em Fisioterapia Pélvica.

  • Igor de Sousa Nóbrega, UNIFACISA - Centro Universitário, Campina Grande, PB, Brasil.

    Graduando em Enfermagem pela UNIFACISA - Centro Universitário, possui curso de nível avançado em língua espanhola pela Universidad de Salamanca - Espanha. Já foi monitor bolsista do componente curricular Anatomia Humana (2017-2018) e monitor voluntário da disciplina Semiologia e Semiotécnica II (2019). Realizou estágio extracurricular na Clínica Especializada em Curativos - Cicatriza/CG. Já colaborou como monitor de eventos acadêmicos e possui cursos com enfoque na área de curativos. Atualmente é vice-presidente do Diretório Acadêmico de Enfermagem, Representante Colegiado Discente do curso de enfermagem da UniFacisa, membro da Liga Acadêmica de Terapia Intensiva e Nutricional de Campina Grande (LATIN/CG), da Liga Acadêmica de Feridas e Curativos do Estado do Rio de Janeiro (LAFEeC/RJ), do Grupo de Estudos em Violência e Vulnerabilidades (GEVIVU/UNIFACISA), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão de Serviços de Saúde (GEPPGESS/UFCG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Forense (GEPEFO/UFPB). E-mail: igordsn25@gmail.com

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Publicado

2022-06-09

Como Citar

Oliveira, T. C. R. de, Leal , C. Q. A. M., Pontes, I. E. de A., Medeiros, T. P. G., & Nóbrega , I. de S. (2022). Ansiedade traço-estado em estudantes universitários do curso de enfermagem. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 18(1), 77-86. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2022.180906