Assistência a pessoas com autolesão não suicida: construção e validação de um cenário simulado

Autores

  • Aline Mendonça Ramos Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3031-9816
  • Aline Conceição Silva Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5843-2517
  • Laysa Fernanda Silva Pedrollo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0489-7244
  • Kelly Graziani Giacchero Vedana Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7363-2429

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2023.194282

Palavras-chave:

Comportamento Autodestrutivo, Autolesão não Suicida, Saúde Mental, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Educação em Saúde, Treinamento por Simulação

Resumo

Objetivo: construir e validar um cenário simulado para
assistência à saúde de pessoas com autolesão não suicida.
Metodologia: estudo metodológico de construção e
validação de um cenário simulado de alta fidelidade.
A construção do cenário foi baseada em um roteiro de boas
práticas em simulação de alta fidelidade e autolesão não
suicida. A validação foi realizada com onze especialistas.
A validação do cenário simulado foi realizada com uso
da escala Likert de três pontos (Bom, Regular e Ruim).
Os dados obtidos foram analisados por meio de um
software estatístico através de análise descritiva, Índice
de Validade de Conteúdo e teste de Gwet. Resultados: o
cenário obteve concordância geral de 97% entre os juízes
especialistas e todos os itens individuais apresentaram
Índice de Validade de Conteúdo acima de 0,80. O cenário
obteve alta confiabilidade total (teste de Gwet: 0,9438) e
confiabilidade em ambos os tópicos de interesse no teste
de Gwet. Conclusão: o cenário simulado de autolesão não
suicida desenvolvido tem potencial para contribuir com a
formação de recursos humanos em saúde para atendimento
de pessoas com autolesão não suicida.

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Biografia do Autor

  • Aline Mendonça Ramos, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Nurse at the Ribeirão Preto College of Nursing, University of São Paulo, 3900, Bandeirantes Avenue, Ribeirao Preto, Sao Paulo, 14040-902, Brazil. Telephone: 55 (16) 3315-3439. Fax: 55 (16) 3315-0518. E-mail: linee.ramos@hotmail.com

  • Aline Conceição Silva, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Doctor in Psychiatric Nursing at Ribeirão Preto College of Nursing, University of São Paulo, 3900, Bandeirantes Avenue, Ribeirao Preto, Sao Paulo, 14040-902, Brazil. Telephone: 55 (16) 3315-3439. Fax: 55 (16) 3315-0518. E-mail: csilvaaline@hotmail.com

  • Laysa Fernanda Silva Pedrollo, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Master's student in Psychiatric Nursing at the Ribeirão Preto College of Nursing, University of São Paulo, 3900, Bandeirantes Avenue, Ribeirao Preto, Sao Paulo, 14040-902, Brazil. Telephone: 55 (16) 3315-3439. Fax: 55 (16) 3315-0518. E-mail: laysa.pedrollo@usp.br

  • Kelly Graziani Giacchero Vedana, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    PhD Professor, Department of Psychiatric Nursing and Human Sciences, Ribeirão Preto College of Nursing, University of São Paulo, 3900, Bandeirantes Avenue, Ribeirao Preto, Sao Paulo, 14040-902, Brazil. Telephone: 55 (16) 3315-3439. Fax: 55 (16) 3315-0518. E-mail: kellygiacchero@eerp.usp.br

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Publicado

2023-10-24

Como Citar

Ramos, A. M. ., Silva, A. C., Pedrollo, L. F. S., & Vedana, K. G. G. (2023). Assistência a pessoas com autolesão não suicida: construção e validação de um cenário simulado. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 19((fluxo contínuo), e-194282. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2023.194282