Venda de bebida alcoólica e violência

o que pensam os donos de bares

Autores

  • Diego Franchino Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Hospital das Clínicas
  • Maria do Perpétuo S. S. Nóbrega Faculdade de Medicina do ABC
  • Marcelo Eduardo Pfeiffer Castellanos Faculdade de Medicina do ABC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v4i2p01-12

Palavras-chave:

Alcoolismo, Violência, Percepção, Comércio

Resumo

Nos últimos anos, houve crescimento significativo do fenômeno violência. O consumo abusivo de álcool representa importante fator a ser considerado para compreensão desse fenômeno. Analisa-se aqui a percepção de donos de bares sobre a relação da venda de bebida alcoólica e situação de violência. Estudo qualitativo, desenvolvido em julho de 2005. Foram realizadas entrevistas em profundidade, semi-estruturadas, com 15 donos de bares. Os depoimentos foram agrupados em seis categorias: o álcool como facilitador de ação; aprovação da venda de bebida alcoólica; saber beber; o descontrole; a não aceitação da venda de bebida alcoólica por donos de bares; A venda de bebida alcoólica e episódios de violência. Os entrevistados identificaram relação entre álcool e violência (embora nem sempre presente), regulada pela habilidade dos consumidores em saber beber.

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Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Artigo Original de Chamada

Como Citar

Franchino, D., Nóbrega, M. do P. S. S., & Castellanos, M. E. P. (2008). Venda de bebida alcoólica e violência: o que pensam os donos de bares. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 4(2), 01-12. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v4i2p01-12