O uso de substâncias psicoativas por estudantes do ensino fundamental e médio
uma revisão sistemática de 1999 a 2009
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v8i3p155-163Palavras-chave:
Estudantes; Ensino Fundamental e Médio; Transtornos Relacionados ao Uso de SubstânciasResumo
O presente artigo visou verificar a prevalência de uso de substâncias psicoativas entre estudantes do ensino fundamental e médio do Brasil. Pesquisaram-se as bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO, no período de 1999 a 2009, utilizando os descritores transtorno relacionado ao uso de substâncias, bebidas alcoólicas, tabaco, drogas ilícitas, estudantes, Brasil. Além disso, realizou-se busca de artigos nas referências dos artigos selecionados. Foram selecionados 14 artigos para análise. Os artigos mostraram alta prevalência de uso na vida das substâncias psicoativas lícitas, álcool e tabaco, e, em menor proporção, maconha e solventes. Os estudos analisados mostram maior prevalência do uso de substâncias psicoativas lícitas. Portanto, o uso de substâncias psicoativas pelos estudantes é preocupante, sendo necessárias abordagens específicas para essa população.