O uso de substâncias psicoativas por estudantes do ensino fundamental e médio

uma revisão sistemática de 1999 a 2009

Autores

  • Flávia Batista Portugal Fundação Oswaldo Cruz
  • Marluce Miguel de Siqueira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v8i3p155-163

Palavras-chave:

Estudantes; Ensino Fundamental e Médio; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias

Resumo

O presente artigo visou verificar a prevalência de uso de substâncias psicoativas entre estudantes do ensino fundamental e médio do Brasil. Pesquisaram-se as bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO, no período de 1999 a 2009, utilizando os descritores transtorno relacionado ao uso de substâncias, bebidas alcoólicas, tabaco, drogas ilícitas, estudantes, Brasil. Além disso, realizou-se busca de artigos nas referências dos artigos selecionados. Foram selecionados 14 artigos para análise. Os artigos mostraram alta prevalência de uso na vida das substâncias psicoativas lícitas, álcool e tabaco, e, em menor proporção, maconha e solventes. Os estudos analisados mostram maior prevalência do uso de substâncias psicoativas lícitas. Portanto, o uso de substâncias psicoativas pelos estudantes é preocupante, sendo necessárias abordagens específicas para essa população.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigo de Revisão de Chamada

Como Citar

Portugal, F. B., & Siqueira, M. M. de. (2012). O uso de substâncias psicoativas por estudantes do ensino fundamental e médio: uma revisão sistemática de 1999 a 2009. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 8(3), 155-163. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v8i3p155-163