• Português
  • English
Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

Portal de Revistas da USP está classificado entre os primeiros 50 Top Portals do Ranking Web of Repositories

Por Sibele Fausto, Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, São Paulo, Brasil

O Ranking Web of Repositories (http://repositories.webometrics.info/) é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, que classifica repositórios institucionais e portais de revistas de todo o mundo de acordo com a sua presença na web, sendo elaborado semestralmente.

O Ranking Web of Repositories existe desde 2008 e tem o objetivo de promover iniciativas de acesso aberto para a promoção da avaliação da produção científica apoiada no amplo uso de repositórios (Aguillo et al, 2010). O ranking adota como critérios de classificação de repositórios um conjunto de métricas que avaliam sua presença na web, seu impacto e seu uso. Essas métricas consideram quatro tipos de indicadores, obtidos a partir de mecanismos de busca na web. A presença é determinada pelo tamanho (Size) do repositório na web, considerando o número de páginas disponíveis online; pela quantidade de arquivos PDF disponíveis (os chamados Rich Files, ou “arquivos ricos”); já o impacto e uso são determinados pela visibilidade (Visibility), que leva em conta o número de links externos recebidos pelo repositório; e o número de itens indexados no banco de dados Google Scholar.

A última edição desse Ranking, lançada em 31 de julho de 2015, trouxe pela primeira vez o Portal de Revistas da USP já na 34ª posição entre outros 300 repositórios considerados Top mundiais.

O Portal de Revistas da USP (https://www.revistas.usp.br) foi lançado em 2008 com o objetivo de ampliar a visibilidade dos periódicos editados pela Universidade de São Paulo por meio de sua publicação na Internet. Trata-se de uma iniciativa do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas e do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (DT-SIBiUSP) e soma-se a outras estratégias da Universidade para promoção do Acesso Aberto.

A coleção do Portal de Revistas da USP é formada por periódicos científicos, revisados por pares e de todas as áreas do conhecimento.

Hoje o Portal de Revistas da USP registra 137 revistas, com 4.475 fascículos e 66.264 artigos publicados em acesso aberto. Além disso, também obteve 10.209.833 acessos e 5.987.168 downloads nos primeiros sete meses de 2015.

 

webometrics

_____________________________

Saiba mais sobre o Ranking Web of Repositories e sua metodologia:

AGUILLO, I.F.; ORTEGA, J.L.; FERNÁNDEZ, M., et al. Indicators for a webometric ranking of open access repositories. Scientometrics, v. 82, n. 3, p. 477-486, 2010.
Disponível em acesso aberto no repositório do CSIC: http://digital.csic.es/bitstream/10261/32190/1/Ranking%20of%20Repositories.pdf.

AnteriorPróxima
© 2012 - 2024 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais