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Esqueci minha senha

FAQ Revistas USP

Q. Usuário – Perdi / esqueci minha senha e não consigo recuperá-la!

R. Recuperar sua senha é um processo de três etapas:

  • Abra o website da revista. Solicite uma nova senha: clique no link “Login” na parte superior da barra de navegação ou na barra lateral, clique no link “Esqueceu sua senha” na página seguinte, insira seu endereço de e-mail e clique em “Redefinir senha” .
  • Verifique seu e-mail e confirme sua solicitação: Você precisa verificar sua caixa de entrada de e-mail para receber um e-mail de confirmação perguntando se você realmente solicitou sua senha para ser redefinida. Quando você clica no link incluído no e-mail, você será levado de volta para o periódico em questão, e o sistema lhe enviará uma nova senha por e-mail. Essa senha tem uma validade curta, então, realize a operação o mais breve possível.
  • Recuperar Nova Senha e Efetuar Login: Você deve verificar novamente seu e-mail quanto à senha que acaba de ser enviada para você. Ele terá sido gerado automaticamente; você pode usá-lo para fazer login e redefinir sua senha para algo que você possa lembrar com mais facilidade. O sistema solicitará automaticamente que você preencha uma nova senha.

Q. Usuário – Estou tendo problemas para fazer o login – depois de tentar fazer o login, sou encaminhado de volta à página de login.

R. Este é provavelmente um problema com as configurações de privacidade do seu navegador. Nosso software requer que os cookies estejam ativados em seu navegador para você fazer o login. Você pode verificar o status dos cookies do seu navegador aqui . Se você não souber como ativar os cookies, tente selecionar uma configuração de segurança mais baixa (como “Média” no Internet Explorer) ou tente um navegador diferente. Se você ainda tiver problemas, informe-os ao fórum de suporte .

Q. Curso OJS – Temos uma nova monitora na revista. Gostaria de saber se já está previsto um novo curso de OJS e se seria possível o envio, por ora, do curso em vídeo, para que ela possa ir se acostumando com o sistema.

R. A agenda de cursos ainda não está aberta e não gravamos os treinamentos realizados até aqui. Uma solução é participar do curso online oferecido pela PKP School (https://pkpschool.sfu.ca/). Alternativamente, pode-se ler o Guia do usuário em Português que está disponível em: http://bibjuventude.ibict.br/jspui/handle/192/252

Q. Existe algum Tutorial para a revisão de metadados dos artigos?

R. Sim, consulte o Tutorial de Revisão – Editoração OJS 3.2.1.1

Q. Website – Aparência – Podemos incluir os ícones dos indexadores na página inicial da revista na plataforma de revistas USP, ou se há uma área específica para isso?

R. Geralmente, os ícones ficam no rodapé da página. Dessa forma, será preciso adicionar as imagens e ajustar os tamanhos para que fique harmonioso. No Painel de Controle, clique em Configurações > Website > no Campo Rodapé, carregue as imagens. O rodapé da revista em outros idiomas também deverá ter as mesmas imagens.

Q. Creative Commons – O que são as licenças Creative Commons? 

R. As Licenças Creative Commons foram criadas para dar maior flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais, de modo que os conteúdos sejam utilizados amplamente, sem que as leis de proteção à propriedade intelectual sejam infringidas. As licenças indicam os tipos de permissões e acessos diferenciados. Basta indicar a opção da licença Creative Commons no website da revista e estabelecer as permissões de uso. Para escolher uma licença Creative Commons, o licenciador deve responder basicamente a duas perguntas simples: (a) Quero permitir uso comercial ou não? (b) Quero permitir obras derivadas ou não? Saiba mais sobre os Tipos de Licenças Creative Commons: CC0, CC BY, CC BY-SA, CC BY-ND, CC BY-NC, CC BY-NC-SA, CC BY-NC-ND – https://www.revistas.usp.br/wp/?p=3705

Q. Creative Commons – Como faço para que o símbolo do Creative Commons e da licença apareçam na página de cada artigo?

R. Estando no Painel de Controle, clique em Configurações>Distribuição > Permissões > escolha o tipo de licença e salve Ex: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0

Q. Website – Plugins – Como faço para habilitar o plugin de Agência de financiamento?

R. Habilite o plugin por meio do Painel de Controle do OJS clicando em Configurações > website > Plugins > Dados de financiamento. Ative o plugin clicando na opção “Este plugin adiciona dados do financiamento da submissão utilizando o registo de financiadores da CrossRef e considera esses dados para exportação como um XML da CrossRef”. Com o plugin ativo, será possível incluir os dados de financiamento (nome da Agência de Financiamento e nº do Processo) nos metadados do artigo e exportar automaticamente para a Crossref/DOI. – Na versão OJS 3.2.1.1 esse Plugin ainda não está disponível.

Q. Website – Plugins – Como faço para habilitar o plugin do Publons?

R. Habilite o plugin por meio do Painel de Controle do OJS clicando em Configurações > website > Plugins > Publons Plugin. Ative o plugin clicando na opção “Este plugin permite que você publique suas avaliações no Publons.” Com o plugin ativo, será possível exportar as informações das atividades dos avaliadores/pareceristas para o Publons – http://publons.com/

Q. DOAJ – Como faço para registrar a revista no DOAJ? 

R. Acesse o site https://doaj.org/application/new, leia as instruções e as recomendações do DOAJ , ajuste as informações no website da revista e preencha os dados, submetendo o pedido ao Directory of Open Access Journals (DOAJ).

Q. DOAJ – Como faço para habilitar a exportação de artigos da revista para o DOAJ?

R. Para exportar os dados dos artigos publicados e manter atualizado o DOAJ, é preciso inserir a chave de API do DOAJ. Escreva ao DOAJ para receber a chave de API. Estando no Painel de Controle, clique em Ferramentas > Importar/Exportar > Plugin de exportação DOAJ > Insira a chave de API do DOAJ, um código obtido em sua conta DOAJ.  Lembre-se de selecionar o item “O OJS depositará artigos automaticamente junto do DOAJ. Por favor, note que esta ação pode demorar a ser processada. Pode verificar se há todos os artigos não registados.”

Q. DOAJ – Após cadastrar a revista no DOAJ, como obtenho a chave de API ? 

R. Envie mensagem à equipe do DOAJ solicitando a API Key. Então, acesse o sistema da sua revista no OJS 3; Clique em Ferramentas > Importar/Exportar; Clique em Exportação para DOAJ; Cole a DOAJ API Key no campo indicado no OJS. Lembre-se de selecionar o item “O OJS depositará artigos automaticamente junto do DOAJ. Por favor, note que esta ação pode demorar a ser processada. Pode verificar se há todos os artigos não registados.” Salve.

Q. DOAJ – Como verifico se a exportação de artigos está mesmo atualizada no DOAJ?

R. Faça um teste de busca de “Articles” no DOAJ, copiando e colando na caixa de busca o título de um artigo publicado recentemente. Caso o artigo seja localizado no DOAJ, isso significa que a chave de API está funcionando e atualizando as edições e artigos da revista no DOAJ.

Q. DOI – Quando clico no nº do DOI sou direcionado(a) a uma página de erro da Crossref. Por que isso acontece?

R. Na publicação do artigo, o identificador digital do documento (DOI) é atribuído e publicado, mas ainda não está ativado. A ativação do DOI com prefixo USP é feita pela equipe da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA), após verificação e correção dos metadados de cada artigo. Depois de ativado, o DOI aponta para o próprio artigo publicado. Em geral, verificamos os seguintes problemas, que podem ser evitados no momento do cadastramento dos artigos:

  1. Falta de padrão na apresentação das afiliações dos autores; é preciso padronizar. Recomenda-se adotar o nome completo da instituição e não utilizar traduções para outros idiomas, uma vez que nomes próprios não devem ser traduzidos. Ex. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Ex. Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita.
  2. Erro no cadastramento do link do ORCiD. O ORCiD deve ser incluído apenas no campo específico e não no campo URL;
  3. Falta de palavras-chave. Deve-se incluir uma a uma nos diversos idiomas, sempre de acordo com os idiomas que constam no artigo.
  4. Falta do título e do resumo em outro idioma, quando presentes no arquivo pdf; é necessário incluir os títulos e resumos em todos os idiomas previstos na revista e que estejam disponíveis no artigo;
  5. Falta de padrão na apresentação das agências de fomento. Recomenda-se adotar a denominação por extenso. Ex. Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNPq), Ex. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Ex. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Não incluir o agradecimento. Melhor ainda é habilitar o Plugin Financiamento;
  6. Licença Creative Commons não anexada a cada Artigo; é essencial que cada artigo possua o símbolo da licença Creative Commons;
  7. Palavras-chave inseridas no campo agência de fomento; As palavras-chave possuem campo próprio;
  8. Título do artigo com ponto final. Nunca inclua ponto final nem dois pontos no campo título;
  9. Cuidado ao copiar e colar o Resumo diretamente do texto. Isso pode gerar erros de formatação no xml que dificultarão a recuperação de informações pelos robôs do Google e da própria Crossref; cole o texto do Resumo, Abstract ou Resumen clicando no campo no item “< > ” e não utilize itálico nem negrito, tampouco citações no Resumo;
  10. Erro no cadastro do sobrenome do autor. Atenção no preenchimento dos campos para não cadastrar sobrenomes errados como da Silva, quando o certo é apenas Silva. O preenchimento errôneo acarretará erros na citação e nos dados enviados à Crossref;
  11. Referências não preenchidas e não extraídas. É necessário preencher esse campo e depois extrair as Referências para ativar os links.

Q. Website – Plugins – Como faço para modificar o padrão de citação de referência que aparece na página do artigo?

R. O OJS 3 oferece diversos estilos de citação: ABNT, APA, ACM, etc. Para modificar o modelo da citação da referência do artigo, no Painel de Controle entre em Configurações do Website, em Plugins. Selecione Linguagem de estilo de citação. Habilite essa funcionalidade. Após habilitada, atualize a página clicando em F5. Retorne então ao item Configurações de estilo de citação e clique em Configurações. Defina o modelo de estilo principal. Ex. ABNT. E salve. O formato primário da citação será, a partir de então, ABNT, embora o leitor possa optar por outros formatos no momento da captura da referência no website.

Q. Website – Posso exportar a referência para o gerenciador Mendeley? Quais são os formatos de saída?

R. Há dois formatos de exportação de referências: RIS (Compatível com gerenciadores de referência como Mendeley, EndNote e Zotero) e BibTex (Compatível com o ORCiD, por exemplo).

Q. Website – Não estou vendo o Gráfico das estatísticas de downloads de cada artigo. Como faço para habilitar essa funcionalidade?

R. No Painel de Controle, clique em Configurações > Website > Plugins > Estatística de uso. Clicando na setinha azul e acessando as configurações, marque a opção “Mostrar gráfico de estatísticas da submissão para o leitor.”

Q. Website – Quando clico no Botão do XML, só visualizo códigos e não o texto do artigo. Como faço para habilitar o Botão para visualizar o texto do artigo?

R. Para habilitar o Botão XML para apresentar o texto dos documentos (“renderizar” em HTML), vá ao Painel de Controle > Configurações > Website > Plugins > plugins.generic.lensGalley.displayName – Ative, selecionando essa opção.

Q. Website – Como faço para inserir as Referências, para que apareçam na página de cada artigo da revista?

R. Para inserir as referências, primeiramente é preciso habilitar essa configuração. Configurações > Fluxo de Trabalho > Submissão > Metadados da Submissão = clicar nas caixas de seleção dos itens para habilitá-los. Depois, esse campo deve aparecer para você nos metadados dos artigos.

Q. Website – Plugins – Quando vou verificar o DOI do artigo na área de trabalho, na aba Identificador em Metadados, o DOI não está habilitado. Como habilitar o DOI?

R. No Painel de Controle, clique em Configurações > Website > Plugins > DOI = clique na caixa de seleção para habilitar o DOI. Depois de habilitado, retorne ao plugin DOI e Configure a sintaxe de acordo com o modelo adotado em outras edições. Em caso de dúvida, envie mensagem ao e-mail atendimento@aguia.usp.br

Q. Website – Submissão – Gostaria de solicitar o fechamento do sistema para recepção de artigos submetidos à Revista. O prazo de submissão já foi encerrado. É possível?

R. Não há opção de fechar a submissão. Porém, na configuração das seções (Painel de Controle > Configurações da Revista > Seções) há um item que pode ser acionado: “Restrita a editores e editores de seção.” Se esse item estiver ativo, a seção não irá aparecer para nenhum autor. Então, caso se habilite essa opção em todas as seções, quando um autor tentar submeter um artigo o sistema irá apresentar a seguinte mensagem: “A revista não está aceitando submissões neste momento.”

Q. Website – Aparência – O botão de Submissão não está aparecendo. Como resolver?

R. Estando no Painel de Controle, clique em Configurações de Website > Aparência > gerenciamento da barra lateral. Escolha o item Submissão e, com o mouse arraste o item para a esquerda para torna-lo visível. Salve.

Q. Website – DOI – Os artigos foram publicados, mas o nº DOI não está aparecendo. O que devo fazer?

R. Caso isso ocorra, vá ao Painel de Controle > Edições > Edições anteriores > Editar. No Sumário da edição, abra a submissão de cada artigo para visualizar a Aba Metadados e, ao lado da mesma, Clique sobre a Aba identificador, atribua o DOI e salve. Isso deve fazer com que o DOI apareça na página do artigo publicado. Depois, a equipe da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) ativará o DOI na Crossref.

Q. Submissões – Como proceder quando um autor solicita o cancelamento de uma submissão? Há uma opção arquivamento ou é necessário recusar o artigo?

R. Se a submissão estiver completa, é necessário recusar o artigo para arquivá-lo. Dessa forma, é preciso designar um editor para então clicar no botão “rejeitar a submissão”. Caso não deseje enviar mensagem ao autor, lembre-se de assinalar a opção de não enviar e-mail ao autor. Isso fará com que a submissão seja arquivada.

Q. Submissões – Quero que o próprio autor preencha as palavras-chave no momento da submissão do artigo. Como faço isso?

R. Para habilitar o aparecimento do campo Palavras-chave, vá ao Painel de Controle e clique em Configurações > Fluxo de Trabalho e clique na Aba Submissões. Desça com o cursor até o item Metadados da Submissão e habilite as opções necessárias.

Q. Submissões – Há alguns artigos na seção “submissões” que não estão na fila, mas sim “ativos”. O que significa isso?

R. Em Submissões há quatro abas com informações:

  1. Fila – apenas as submissões designadas a mim.
  2. Submissões não designadas – todas as submissões ainda não designadas.
  3. Ativos – todas as submissões em qualquer das quatro etapas editoriais.
  4. Arquivo – submissões arquivadas.

Q. Submissões – Às vezes, observo que há submissões incompletas. O que significa isso e o que deve ser feito?

R. Submissões incompletas devem ser deletadas pois são tentativas de submissões que foram interrompidas durante o processo. pois não deveriam aparecer ali. No OJS 2 estas submissões ficavam restritas aos autores. Já notificamos os desenvolvedores e aguardamos a solução do problema.

Q. Submissão – Sou editor e a revista adota avaliação duplo-cega. Porém, notei que na Submissão, o sistema identifica o autor ao criar uma sigla atrelada ao arquivo. Como podemos resolver isso, para que o Avaliador não saiba quem é o autor?

R. Ao passar para a etapa de avaliação,  o arquivo submetido automaticamente deixa de mostrar uma identificação, que é substituída pela denominação “texto do artigo”. Dessa forma, os Avaliadores não saberão o nome do autor na avaliação duplo-cega.

Q. Submissão – Habilitei um docente especialista como Editor de Seção. Porém, quando vou designar o artigo submetido a ele, ele não aparece. O que acontece?

R. Estando no Painel de Controle, clique na Submissão e em designar submissão. Quando for localizar o nome, certifique-se de ter selecionado a opção Editor de Seção pois esta é a categoria na qual consta o nome do Editor de Seção. Caso não consiga mesmo assim designar o Editor de Seção, entre em contato com a equipe do Portal de Revistas no e-mail atendimento@aguia.usp.br

Q. Sou editor de uma revista e gostaria de utilizar a ferramenta iThenticate de prevenção de plágio. O que tenho que fazer?

R. O serviço SimilarityCheck iThenticate está disponível apenas para as revistas credenciadas no Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, desde que cumpram com os seguintes critérios: (a) Uso de e-mail institucional para a revista; (b) Política declarada de ética em publicação e “plagiarismo” que pode estar fundamentada em Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/resources/guidelines) ou outro documento de referência para a área da revista; (c) Uso de sistema online para gestão do fluxo editorial, especialmente para recebimento e avaliação dos manuscritos, por exemplo, Open Journal Systems ou ScholarOne. Envie mensagem a atendimento@aguia.usp.br

Q. Avaliação – Os avaliadores estão vendo o nome do(s) autor(es) do artigo, apesar de termos selecionado “avaliação cega”. Por que isso está acontecendo?

R. Constatamos que a questão envolve a escolha do tipo de avaliação: cega ou duplo-cega. Quando a opção selecionada é de avaliação cega, o avaliador/parecerista vê o nome do(s) autor(es) dos artigos a serem avaliados. Quando a opção selecionada de avaliação é duplo-cega, o avaliador/parecerista não vê o nome do(s) autor(es) dos artigos em avaliação. Portanto, recomendamos sempre escolher a opção de avaliação duplo-cega. Mas essa é uma decisão dos editores.

Q. Avaliação – Quero habilitar um Parecerista/Avaliador ou Editor de Seção mas o Sistema informa que não tenho permissão. O que devo fazer?

R. O impedimento ocorre quando o nome está cadastrado em mais de uma revista. É necessário solicitar ao Administrador do Portal que habilite o nome do Parecerista/Avaliador. Envie mensagem para atendimento@aguia.usp.br informando o nome completo, e-mail e papel para o qual o usuário deve ser habilitado.

Q. Avaliação – Precisamos editar o Formulário de Avaliação. Como faço isso? Também gostaríamos que o Formulário fosse enviado automaticamente aos avaliadores. 

R. Não é possível alterar um formulário de avaliação uma vez que ela tenha sido usado. Será preciso criar uma cópia do formulário, alterar as questões conforme for do desejo, desativar o formulário antigo e ativar o novo. A mudança passará a vigorar apenas para as novas avaliações, as antigas permaneceram no formulário antigo. Não é possível, hoje, automatizar o envio automático do formulário de avaliação. Por outro lado, dentro do cadastro das Seções, há um campo onde é possível selecionar o formulário de avaliação padrão para cada Seção. Então, o Avaliador vai receber o formulário adaptado a cada Seção.

Q. Avaliação – Queremos que cada Seção da revista tenha seu próprio Formulário de Avaliação padrão. É possível?

R. Sim. Crie o Formulário. Acesse Configurações > Revista > Seções. Clique na setinha azul e depois em Editar. Há um campo onde é possível selecionar o formulário de avaliação específico para cada Seção. Selecione o formulário padrão da Seção. Salve. Talvez isso torne o envio do formulário automático sempre que o Avaliador receber uma mensagem para avaliar um texto, por exemplo, da Seção Artigos, desde que um formulário tenha sido escolhido para essa Seção.

Q. Editoração – Metadados – Não sei como inserir a paginação dos artigos. Onde devo clicar?

R. Estando na página do Artigo Submetido na Etapa de preparação para publicação, clique no Botão Azul ‘Agendar para Publicação’. Uma janela se abrirá permitindo inserir os metadados de volume, intervalo das páginas, etc.

Q. Editoração – Metadados – Não sei como chegar nos Metadados do artigo para revisar. Como eu faço?

R. No Painel de Controle, clique em edições > Edições Anteriores > Editar. Deve aparecer o Sumário da Edição. Clique em cada triangulozinho azul para expor o item Submissão. Clique sobre o item Submissão de cada artigo e uma nova página se abrirá com os detalhes do Artigo. Na porção superior dessa página do artigo está a aba Metadados. Clique sobre ela para expor os detalhes do Artigo: Título, Resumo, Autores, Palavras-chave, Agência de Fomento.  Em cada um desses campos é possível clicar e alterar, caso seja necessário, para corrigir.

Q. Editoração – Metadados – Estou preenchendo os Metadados do artigo e não aparece para mim o campo das palavras-chave. O que faço?

R. Para habilitar o aparecimento do campo Palavras-chave, vá ao Painel de Controle e clique em Configurações > Fluxo de Trabalho e clique na Aba Submissões. Desça com o cursor até o item Metadados da Submissão e habilite as opções necessárias.

Q. Editoração – Metadados – Quais são as recomendações para preenchimento dos metadados dos artigos?

  • Título do artigo: preencher não só o título em português, como também os títulos nos outros idiomas, sempre de acordo com o PDF do artigo.
  • Resumo do artigo:  preencher não só o resumo em português, como também os resumos nos outros idiomas, sempre de acordo com o PDF do artigo.
  • Autor: o último sobrenome deve ser o último sobrenome. Erro comum: da Silva. Corrigir para Silva
  • Autor: não utilizar abreviatura de sobrenome. Erro comum: Silva Jr. Corrigir para Silva Junior
  • Afiliação do Autor: preencher sempre por extenso do maior para o menor.
    • Ex. Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
    • Ex. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Biografia (opcional): esse campo é destinado a apresentar informações sobre as atividades dos autores, desde que mencionadas no documento pdf.
  • Palavras-chave: preencher as palavras-chave uma a uma, não só em português, como também nos outros idiomas. Após cada uma das palavras, clique em Enter. Repita a operação quantas vezes for necessário, de acordo com o número de palavras-chave a serem inseridas
  • Agência de Fomento/Financiamento: recomendamos habilitar o Plugin ‘Dados de Financiamento’, que captura dados diretamente do FunRef CrossRef. Ex. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. http://dx.doi.org/10.13039/501100001807
  • Agência de Fomento/Financiamento: não traduzir para outros idiomas, pois nomes próprios não devem ser traduzidos
  • Referências: sempre que possível, adicione a lista de Referências em campo próprio para tal nos metadados do artigo. Caso esse campo não esteja aparecendo, habilite-o por meio das Configurações de Fluxo de Trabalho na aba Submissões. Na lista de Referências, informe os links dos documentos e artigos, sempre que disponíveis online. O DOI também deve ser mencionado na forma de link. Ex. https://www.doi.org/10.1038/srep16414
  • Referências: lembramos que a ABNT NBR 6023 Referências foi publicada em novembro de 2018 e apresentou várias mudanças. Atualize as orientações para autores.
    Identificador DOI: atribuir o DOI (Digital Object Identifier) a cada um dos artigos e salve. A ativação junto à Crossref é realizada depois da publicação pela Equipe da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) logo que possível, após revisão dos metadados.

Ressaltamos ainda que esses campos podem ser preenchidos pelos autores no momento da submissão dos artigos, desde que essa funcionalidade esteja habilitada para eles. Para tanto, é necessário habilitar esses campos nas Configurações de Fluxo de Trabalho na aba Submissão.

Q. Editoração – Metadados – No caso do relato de Entrevista, como devem ser cadastrados o autor e co-autor? 

R. Relatos de entrevistas são obras de responsabilidade mista. Entrevistas que se restringem às palavras da pessoa ou pessoas entrevistadas ou participantes de um debate – O entrevistado é o primeiro autor e o entrevistador é co-autor. Entrevistas que se restringem às palavras do repórter ou entrevistador – o entrevistador é o primeiro autor e o entrevistado é co-autor. Fonte: Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR .

Q. Editoração – Como posso alterar a paginação de um artigo, não encontrei onde editar o número das páginas que aparece na visualização da publicação.

R. No Painel de Controle, clique em Edições > escolha a edição e clique para abrir as opções > escolha o artigo que quer modificar a paginação > clique em submissão > clique na aba Editoração > clique no Botão ‘Agendar para publicação’ > altere as páginas. Atenção: não deixe espaços nem copie e cole o intervalo de páginas. Digite. Ex. 22-31

Q. Editoração – Sou editor  de uma revista e preciso substituir o PDF de um artigo publicado devido a correções efetuadas nesse arquivo. Como devo proceder?

R. Para não perder os downloads feitos, é preciso acessar a Edição anterior > Editar > Artigo > Submissão > Onde está o PDF, clicar na flechinha > clicar em “Mudar Arquivo”. Nunca exclua o arquivo. É importante que nunca a opção de excluir seja acionada, caso isso ocorra, as estatísticas de acesso serão perdidas.

Q. Editoração – Sou editor  de uma revista e preciso substituir o PDF da Edição completa devido a correções efetuadas nesse arquivo. Como devo proceder?

R. Para não perder os downloads feitos,  para trocar o PDF da composição final da edição, é preciso ir nas edições anteriores e clica no número que se quer alterar o PDF. Ir na aba Composições Finais da Edição > clique na Seta azul ao lado do PDF> Editar > submeter o novo arquivo. É importante que nunca a opção de excluir seja acionada, caso isso ocorra, as estatísticas de acesso serão perdidas.

Q. Editoração – DOI – Ao tentar atribuir um identificador DOI ao artigo que estou preparando, aparece a mensagem que o DOI é inválido na parte do ano. O que fazer?

R. O DOI possui um prefixo e um sufixo. O prefixo da USP é para geração personalizada do identificador, use os padrões informados a seguir para gerar sufixos DOI. Use %j para iniciais da publicação, %v para o volume, %i a edição, %Y para o ano, %a para o ID do artigo OJS, %g para o ID da composição OJS, %f para o ID do arquivo OJS e %p para o número da página. Então, o %Y representa o ano de publicação. Como o artigo não está publicado, o OJS não sabe o que colocar no lugar do %Y. Portanto o padrão não foi perfeitamente preenchido, permanecendo inválido. Para esse padrão, somente será possível atribuir o DOI após a publicação.

Q. Editoração – DOI – Ao preencher a Aba do Identificador DOI, há um campo chamado URL. Devo preencher esse campo?

R. Não preencha o campo URL. Deixe em branco.

Q. Quando tento inserir o DOI no Currículo Lattes, aparece que o DOI não é válido. O que devo fazer?

R. Frequentemente recebemos mensagens de autores informando que, ao tentar inserir o DOI do artigo no Currículo Lattes, surge uma mensagem de erro, impedindo o registro. Orientamos o que se segue: (a) Confirme se o DOI está ativado ou não. Para saber se um nº DOI está ativado, acesse a página do artigo e clique sobre o nº DOI que, se ativado, gerará um looping, recarregando a página. Caso o DOI não esteja mesmo ativado, e apareça uma mensagem de erro da Crossref, envie-nos uma mensagem para que nossa equipe ative o DOI do artigo; (b) uma vez que o identificador nº DOI do artigo esteja corretamente ativado, o problema está no formulário do Currículo Lattes. Dessa forma, sugerimos que o autor inicie o registro da produção por outra informação que não o DOI. Ex. Iniciar pelo título do artigo. Em geral isso resolve; (c) Caso não resolva, orientamos que o autor entre em contato com atendimento@cnpq.br ou pelo telefone +55 61 3211-4000, das 8h às 20h, horário de Brasília.

Q. Editoração – Quero despublicar a edição e publicar de novo, pois há erros que percebi depois. Posso fazer isso?

R. Isso não deve ser feito, pois compromete as estatísticas de acesso e downloads dos artigos. Entre em contato com o Administrador do Portal no e-mail  atendimento@aguia.usp.br para orientações.

Q. Editoração – Edições – O Sumário da edição da revista ficou fora de ordem. Como ordenar?

R. Estando no Painel de Controle (Dashboard), clique em Edições Futuras ou Publicadas. Abra o Sumário da edição selecionada clicando no triangulozinho e em seguida na opção Editar. Clique no botão Ordenar para liberar a movimentação dos artigos. Depois arraste o(s) artigo(s) que se deseja reordenar para a ordem correta. Concluído, salve. Caso seja um problema relacionado às Seções da revista, será necessário alterar a ordem das Seções a partir das Configurações > Revista > Seções > Clique no botão Ordenar para liberar a movimentação das seções. Depois arraste a(s) seção(s) que se deseja reordenar para a ordem correta. Concluído, salve.

Q. Editoração – Edições – Na lista de Edições Anteriores, a Edição mais recente ficou lá embaixo na Lista. Como fazer para ordenar as edições?

R. Clique em Ordenar na porção superior à direita, posicione o mouse na área próxima ao triângulo azul da Edição que se deseja movimentar e espere até aparecer um sinal de ‘+’, que permitirá arrastar a edição até o alto da lista. Arraste pouco a pouco. Lembre-se de Salvar ao final.

Q. Editoração – Edições – As edições da revista aparecem fora de ordem. Como corrigir?

R. Clique no botão reordenar, arraste a(s) edição(ões) para o local correto. Concluído, salve.

Q. Sou editor de uma revista e gostaria de saber se é possível carregar um arquivo de artigo sem passar por todo fluxo editorial?

R. Sim. Crie a edição futura com os dados de publicação. Ex. volume, número, etc. Depois, visualize esse Plugin em Ferramentas > Exportar/Importar > Submissão rápida. Clique nesse botão e siga o passo a passo. Consulte o Tutorial de Submissão Rápida.

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