Editorial discute consequências das classificações de periódicos científicos no contexto acadêmico

Por Guilherme Viana, Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, Brasil

Os periódicos científicos são o meio de comunicação das pesquisas científicas e, portanto, possuem papel relevante na comunidade acadêmica. A classificação e o surgimento de rankings para medir a qualidade dos periódicos ocorre num contexto que demanda uma análise mais aprofundada. Esta é a premissa para o texto de Trevor Hopper, Professor Adjunto na Victoria University of Wellington, que propõe uma reflexão coerente para o Editorial da Edição 71 da Revista Contabilidade & Finanças.

Reconhecendo que “os rankings são vitais quando se trata de reputação e impacto, e não são menos importantes em relação ao recrutamento dos melhores alunos”, Hopper traz contrapontos, ou, como ele chama, “riscos” advindos dos rankings, a começar pelos critérios escolhidos para o julgamento, trazendo controvérsias acerca da confiabilidade desses métodos de seleção e de classificação.

O autor ainda passa por questões mais pragmáticas – como a captação de citações ou as questões linguísticas no momento da publicação – e também por questões mais abstratas – como a “hegemonia” de certas linhas de pesquisa e sua influência no escopo das revistas e das produções dos pesquisadores ou o espaço ocupado por periódicos fora do eixo norte-americano e europeu. Porém, todas são pertinentes no debate que se propõe a respeito dos rankings dos periódicos e de sua influência no mercado editorial acadêmico.

Hopper deixa claro que não é a favor da extinção completa desse modelo, uma vez que “os pesquisadores precisam prestar contas”. Entretanto, cabe ressaltar o mérito desta discussão, que influencia o cenário acadêmico internacional, desde os periódicos até os pesquisadores.

__________________________________________
Editorial

HOPPER, Trevor. O academicismo em contabilidade e a gestão por números. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 27, n. 71, p. 144-148, aug. 2016. ISSN 1808-057X. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/117293/114922>. Acesso em: 05 aug. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1808-057×201690110.

Contato
Trevor Hopper. University of Sussex, Reino Unido. E-mail: T.H.Hopper@sussex.ac.uk





© 2012 SIBiUSP - Departamento Técnico - SIBi/DT