• Português
  • English
Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

Seminário de uso de redes sociais para publicação científica na USP

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP – SIBi, por meio de seu Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas, e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – PRCEU, por meio de sua Revista de Cultura e Extensão – RCE, promoverão no próximo dia três de dezembro, das 9h às 13h, na Sala do Conselho Universitário o Seminário de uso de redes sociais para publicação científica na USP. O evento tem como objetivo oferecer uma introdução sobre o uso das redes sociais nos processos de comunicação científica. A interação cada vez maior entre pesquisadores por meio das Redes Sociais (Facebook, Twitter, Blogs) e outros serviços especializados tem produzidos informações passíveis de medição sobre o uso e o impacto da produção científica. O que acontece com um artigo científico antes de seu aparecimento em índices de citação? A resposta a esta pergunta pode começar a ser respondida com o uso de novas métricas geradas a partir das Redes Sociais.

Público-alvo: editores científicos, bibliotecários, jornalistas, estudantes e profissionais das áreas de cultura, extensão universitária e comunicação científica.

Inscrições gratuitas: Inscrições encerradas em 22.11.2012 às 9hs

TRANSMISSÃO AO VIVO:
Acesse IPTV USP

Local: Sala do Conselho Universitário
Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária – São Paulo – SP

 

PROGRAMA

9h Abertura
Prof. Dr. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira
Diretora Técnica, Sistema Integrado de Bibliotecas da USP

Profa. Dra. Diana Helena de Benedetto Pozzi
Editora da Revista de Cultura e Extensão USP
9h30 – Comunicação Científica na Web e as Redes Sociais – Átila Iamarino

Redes sociais como blogs, Twitter, e serviços acadêmicos como Mendeley e similares são ferramentas de importância crescente para recomendar e discutir artigos e conteúdo científico em geral, servindo tanto como um filtro de informação relevante para o pesquisador quanto plataforma de divulgação para o grande público. O compartilhamento, as visitas e as menções aos artigos acrescentam novas camadas de métricas que se somam ao tradicional fator de impacto, preenchendo o período entre a publicação e as citações, muitas vezes com grande valor de predição. O uso destas redes por pesquisadores é processo sem volta, e compreender e acompanhar este uso pode trazer benefícios para todos: o público interessado, pesquisadores, instituições acadêmicas e publishers.

Atila Iamarino é biólogo e doutor em Microbiologia pela Universidade de São Paulo. Consultor científico do SciELO, autor do blog sobre evolução Rainha Vermelha e co-fundador do ScienceBlogs Brasil, a porção em português da maior rede de blogs de ciência.

 

11h30 – Análise de Redes Sociais: novas possibilidades de serviços e pesquisa para bibliotecas – Dalton Martins

A análise de redes sociais tem sido utilizada atualmente como um potente recurso de pesquisa e desenvolvimento de novos serviços informacionais. Tanto do ponto de vista de um modo de modelar a informação, mostrando potenciais relações e padrões de conexão, quanto do ponto de vista de uma metodologia de análise do que forma e constitui redes em sistemas de informação, bibliotecas digitais e relações entre usuários, a análise tem proporcionado importantes avanços na bibliometria e infometria de modo geral. Veremos nessa apresentação algumas questões conceituais e práticas de aplicação da análise de redes sociais como instrumento de pesquisa e desenvolvimento de novos serviços.

Dalton Martins possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Engenharia da Computação pela mesma Universidade (2004) e doutorado em Ciências da Informação pela ECA-USP (2012). Atualmente é coordenador do curso de Tecnologias de Desenvolvimento de Sistemas da pós-graduação do Senac Sorocaba e de Professor Assistente nas Fatecs São Paulo e Ipiranga nas disciplinas Projetos de Redes de Computadores, Programação Web e Programação para Dispositivos Móveis. Atuou nos projetos de ativação das redes sociais do portal Juventude SP, Rede de Projetos e tecnologias sociais do programa de inclusão digital Acessa Sao Paulo e Acessa Escola, além da rede de formação do programa Telecentros.BR. Tem experiência nas áreas de Inclusão Digital, Cultura Digital, Software Livre, Bibliotecas Digitais Distribuídas, Sistemas Distribuídos, Redes de Computadores, protocolo OAI-PMH, Metadados, Tecnologia Social, WebAnalitica e Análise de Redes Sociais.

12h30 Sessão de perguntas

12h50 Encerramento

AnteriorPróxima
© 2012 - 2024 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais