Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso tenha sido enviado para eventos científicos, o texto deverá ser revisado e submetido à revista apenas após sua apresentação.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Diretrizes para autores", na página "Sobre a revista".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou RTF. O texto está em espaço 1,5; fonte TNR 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); não utiliza negrito no corpo do texto; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos; as referências seguem as normas ABNT.
  • O texto não contém marcas de autoria em seu conteúdo, nas referências ou no nome do arquivo enviado, sendo que o autor/a inseriu corretamente os metadados referentes ao texto e a seus dados profissionais (instituição, região, titulação, entre outros); os nomes dos coautores, bem como a ordem de autoria, foram corretamente preenchidos.
  • Nas seções com avaliação pelos pares (como artigos), as instruções disponíveis em "Processo de avaliação pelos pares" (avaliação cega) foram seguidas, bem como aquelas previstas na "Política de ética".
  • Nas seções móveis, a submissão se fará mediante indicação e aprovação dos editores da revista, não podendo ser realizada diretamente pelo site.
  • URLs para as referências serão informadas quando possível, atualizadas se necessário e testadas antes da submissão. Endereços condensados são recomendáveis, bem como as páginas principais de websites, ou aquelas consideradas menos sujeitas a alterações em termos de acesso.
  • Os textos enviados serão submetidos a análise inicial que inclui elementos formais, padronização e adequação à linha editorial da revista. Textos encaminhados fora do foco e escopo da revista não serão encaminhados para avaliação, sendo os proponentes comunicados pela Equipe Editorial.

Diretrizes para Autores

Publicada por MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem e Práticas Midiáticas e por Metacrítica – Rede de Pesquisa em Cultura Midiática, a revista é um periódico semestral sediado na Escola de Comunicações e Artes da USP voltada para a divulgação de artigos científicos que contribuam para o debate sobre crítica de mídia e comunicação.

A revista recebe artigos dedicados ao estudo da crítica relacionada às mais diferentes expressões da cultura midiática que tragam contribuições teórico-metodológicas sustentadas em análises reflexivas. A um só tempo específica e plural, a linha editorial deste periódico científico se movimenta nas inumeráveis interrogações entre “como criticam os que criticam”, “como fazer para criticar”, “o que está sendo criticado” e “as razões de criticar”.

O objetivo é estimular a publicação de estudos circunscritos em duas grandes instâncias que conjugam esforços teóricos, conceituais e metodológicos, tanto nos exercícios de crítica como nos de metacrítica. A primeira instância abrange a crítica de produções midiáticas acompanhada de reflexões metodológicas e estudos teórico-conceituais; e a segunda se volta para a análise das críticas feitas pelos críticos especializados, pelos públicos e pelos acadêmicos, igualmente sustentada por reflexões metodológicas e estudos teórico-conceituais.

A revista aceita trabalhos originais e inéditos de autores/as com titulação mínima de doutor/a ou doutorando/a, vinculados a instituições de ensino superior, recebendo-os em sistema de fluxo contínuo. É possível, excepcionalemente, aceitar textos de mestres ou mestrandos/as de notória qualidade, desde que tenham sido escritos em coautoria com doutores/as. Os textos enviados não poderão ser submetidos simultaneamente a outras publicações e podem ser escritos em português, inglês, espanhol ou francês.

Os artigos enviados fora das normas de publicação abaixo indicadas ou do foco e escopo da revista não serão avaliados.

1) O artigo deve ser enviado exclusivamente pelo sistema OJS.

2) Todos os artigos recebidos são analisados e enviados ao processo de avaliação por membros do conselho e consultores ad hoc, conforme afinidade temática, recebendo parecer favorável ou desfavorável à publicação. O resultado será informado por e-mail ao autor/a.

3) Em caso de aprovação, o texto passa por revisão ortográfica e gramatical, com possível contato com o autor/a para solução de dúvidas. Após revisão e diagramação, os artigos são publicados na edição indicada da revista e seus autores avisados da publicação por e-mail. O momento da publicação das contribuições recebidas será decidido pela Equipe Editorial.

4) O autor/a deve indicar o tipo de trabalho enviado (artigo ou resenha). Os artigos devem ter entre 30 mil e 45 mil caracteres (com espaços, incluindo notas e bibliografia). As resenhas (livros ou filmes) devem ter entre 10 mil e 15 mil caracteres (com espaços) e são submetidas mediante indicação dos editores.

5) O arquivo enviado não deve conter nenhum tipo de identificação que possa comprometer o anonimato do trabalho no processo de avaliação (assinatura, citações, propriedades), incluindo o nome do arquivo, que não pode conter o nome do autor.

6) O autor/a deve preencher, obrigatoriamente, todos os campos referentes aos metadados do sistema, tanto aqueles referentes aos artigos, como os que dizem respeito a sua inserção institucional, regional, titulação, formação e principais atividades profissionais e/ou publicações. Os dados relativos à coautoria, bem como a ordem de autoria, devem ser preenchidos no momento da submissão.

7) Submissões enviadas por um mesmo autor/a serão aceitas desde que observado o prazo mínimo de um ano para que um novo artigo possa ser enviado para avaliação. Ou seja, deve ser observado o intervalo de três edições para nova publicação de artigos por um mesmo autor, salvo em casos excepcionais.

8) Se o texto tiver sido apresentado anteriormente em congressos, deve-se fornecer as informações do evento na primeira nota de rodapé do artigo, desde que respeitadas as regras de anonimato na submissão.

9) Os artigos devem conter título (em português e em inglês), resumo de 5 a 10 linhas e 3 a 5 palavras-chave, separadas por vírgula, em português e inglês (abstract e keywords).

10) Os textos deverão ser padronizados da seguinte forma: arquivo em programa word (.docx); espaçamento 1,5, formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem recuo de parágrafo e sem espaço entre os parágrafos; títulos e subtítulos devem ser destacados em negrito (com um espaço antes e um depois deles) e sem numeração; destaques ao longo do texto devem ser feitos apenas em itálico e nunca em negrito.

11) As notas de rodapé (somente as explicativas) devem vir em tamanho 10 e numeradas em sequência (1, 2, 3). Exemplos:

Certo: Atualmente existem mais de 300 unidades fechadas de...

Errado: ESTRADA, S. Previdência social e complementar e os mercados comuns, p. 13 (trata-se, nesse caso, de uma citação referencial).

12) As citações referenciais devem ser identificadas (entre parênteses) no texto (e não no rodapé), colocando o sobrenome do autor (com inicial em maiúscula), o ano e, quando necessário, a página. Exemplos: um autor: (WENTH, 1998, p. 12); dois autores: (LAMARE; SOARES, 1990, p. 134-135); três ou mais autores: (HARRIS et al., 1998, p. 26). O ponto final deve ser colocado após os parênteses, e não antes.

13) Citações com mais de quatro linhas deverão vir em parágrafo específico, com recuo de 4 cm à esquerda, tamanho 10 e espaço simples, com um espaço antes e depois das citações. Citações em língua estrangeira deverão estar traduzidas no corpo do texto, indicando a autoria da tradução (por exemplo, tradução nossa), e com o texto original incluso como nota de rodapé. O ponto final deve ser colocado após os parênteses, e não antes. 

14) A lista de referências bibliográficas deve estar em ordem alfabética, de acordo com as normas ABNT (6023 e 10520). Exemplos:

a) Formato para livros: CALDWELL, J. T. Televisuality: style, crisis, and authority in American television. New Jersey: Rutgers, 1995.

b) Formato para teses e dissertações: MUANIS, F. As metaimagens na televisão contemporânea: as vinhetas da Rede Globo e MTV. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

c) Formato para artigos: PAIVA, S. “A propósito do gênero road movie no Brasil: um romance, uma série de TV e um filme de estrada”. Revista Rumores, São Paulo, v. 1, n. 6, set.-dez. 2009.

d) Formato para trabalhos apresentados em eventos: REGUILLO, R. “El lenguaje e los narcos”. In: Seminario Narcotráfico y Violencia en Ciudades de América Latina: retos para un nuevo periodismo. Anais eletrônicos. México: FNPI, 2009. Disponível em: url. Acesso em: 15 ago 2011.

15) Caso o trabalho contenha imagens, quadros ou tabelas, é necessário incluí-los ao longo do texto. Os títulos e as legendas devem estar imediatamente abaixo das figuras e dos gráficos e imediatamente acima dos quadros e das tabelas. As fontes originais das imagens, quadros ou tabelas devem ser indicadas abaixo. De acordo com a lei de direitos autorais, as fotos e os desenhos devem vir acompanhados dos nomes de seus autores.

Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores/as. Os textos que não seguirem as diretrizes editoriais e formais indicadas não serão encaminhados para avaliação.

Dossiê

Artigos de eixo temático previamente recomendado pelos editores (tema da edição).

Artigos

Chamada de artigos para contribuições vinculadas ao tema e escopo editorial.

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