Sobre la noción de tres espacios en el cine

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.159116

Palabras clave:

espacio pictórico, espacio arquitectónico, espacio fílmico, Éric Rohmer, Fausto

Resumen

En su tesis de doctorado sobre la película Fausto (1926), del alemán F.W. Murnau, el cineasta francés Éric Rohmer identifica en el cine, o al menos en el tipo de cine más convencional y narrativo que le interesa, tres aspectos del espacio que él denomina: pictórico, arquitectónico y fílmico. Como veremos, si esa división puede, por un lado, servir a una función didáctica ligada al aprendizaje sobre la composición visual de las imágenes fílmicas, ella se revela, por otro lado, reduccionista y artificial al ignorar, o al menos despreciar, el componente temporal del cine a favor de su faceta espacial.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cristian Borges, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

    Cristian Borges é professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Cinema e Audiovisual pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III e mestre em Cinema pela Universidade de Bristol (ambos com bolsa da Capes), foi pesquisador-visitante de pós-doutorado na Columbia University e na Tisch School of the Arts da New York University (com bolsa da Fapesp) e professor convidado na Universidad Iberoamericana do México. Cineasta, realizou sete curtas-metragens em cinco países e foi um dos fundadores do Festival Brasileiro de Cinema Universitário da Universidade Federal Fluminense (UFF). Organizou mostras e livros no Centro Cultural Banco do Brasil e na Cinemateca Brasileira sobre Agnès Varda, Alain Resnais, o Novo Cinema Independente Alemão e Harun Farocki. Diretor do Cinusp e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), é também vicecoordenador do Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual da USP (Laica). Nos últimos anos, tem se dedicado a pesquisas relacionadas ao movimento nas/das imagens e às relações entre cinema e dança, tendo realizado recentemente três curtasmetragens de dança com alunos do Curso Superior do Audiovisual da USP e bailarinos da São Paulo Companhia de Dança.

Publicado

2019-08-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar