Sophie Calle: entre imagens e palavras

Autores/as

  • Annateresa Fabris

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-53202009000200006

Palabras clave:

fotografia, performance, literatura, artes visuais, narrativa

Resumen

A relação de Sophie Calle com dois textos ficcionais, de autoria de Hervé Guibert e Paul Auster, permite discutir um ponto central de sua poética: a atuação como performer, colocada por alguns críticos sob o signo do situacionismo. Como suas performances envolvem uma narrativa, foram analisados seus aspectos fotográficos e verbais, tendo como epicentro Suíte veneziana (1980). Qual o papel da fotografia nas narrativas de Calle, nas quais ela é personagem de si mesma? A fotografia é vestígio de acontecimentos reais e seu aspecto documental corrobora a neutralidade dos relatos escritos. É, ao mesmo tempo, fruto de um gesto performático, o qual, ao designar determinados fatos, converte a realidade em imagem.

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Publicado

2009-01-01

Número

Sección

Arte, tecnologia e novas mídias