O espelho invertido

Auteurs

  • Marco Giannotti

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2012.64417

Mots-clés :

pintura japonesa contemporânea, pintura dos imigrantes japoneses no Brasil, arte americana e europeia do pós-guerra

Résumé

O objetivo deste artigo é discutir de que modo a pintura dos imigrantes japoneses residentes no Brasil está de alguma maneira relacionada ao que o Japão produziu nos períodos moderno e contemporâneo. Ao longo de sua pesquisa, o autor constatava com espanto que a grande maioria dos japoneses não fazia ideia da importância cultural que possuem seus imigrantes para o contexto brasileiro. A conclusão primeira era a de que seria muito difícil estabelecer uma comparação direta entre os dois grupos sem levar em consideração um estilo internacional (americano e europeu), bem como a personalidade e o estilo dos artistas abordados.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Marco Giannotti

    Marco Giannotti é Professor de Pintura na Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi Professor-Visitante da Kyoto University of Foreign Studies durante o ano letivo de
    2011-2012.

Téléchargements

Publiée

2012-11-14

Numéro

Rubrique

Arte, tecnologia e novas mídias

Comment citer

Giannotti, M. (2012). O espelho invertido. ARS (São Paulo), 10(20), 6-21. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2012.64417