As peças para televisão de Samuel Beckett: meios de produção, gêneros literários e teoria crítica

Autores

  • Luciano Gatti Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.119071

Palavras-chave:

Samuel Beckett, Teoria Crítica, peças televisivas, gêneros literários, meios de produção

Resumo

O artigo formula algumas hipóteses para a análise da obra tardia de Samuel Beckett, particularmente as peças para televisão, produzidas pela Süddeutscher Rundfunk – SDR (hoje: Südwestrundfunk – SWR), sob direção do autor, entre 1966 e 1986: Eh Joe, Geistertrio, ..nur noch Gewölk..., Quadrat I + II, Nacht und Träume e Was Wo1 . Sugere-se a abordagem das peças por meio de duas questões – o desenvolvimento tecnológico dos meios de produção e a historicidade dos gêneros artísticos – que teriam suas referências teóricas na reflexão estética de Theodor W. Adorno e Walter Benjamin. Segundo essa perspectiva, as peças para televisão retomam o questionamento das convenções dos gêneros literários, iniciado por Beckett nos trabalhos em prosa e nas peças teatrais, ao desenvolver um novo meio de produção artístico junto à televisão pública alemã

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Biografia do Autor

  • Luciano Gatti, Universidade Federal de São Paulo
    é doutor em filosofia pela Unicamp e professor do departamento de filosofia da Unifesp

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Publicado

2016-07-15

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias

Como Citar

As peças para televisão de Samuel Beckett: meios de produção, gêneros literários e teoria crítica. (2016). ARS (São Paulo), 14(27), 90-105. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.119071