Luso-chineses de Moçambique: fotografia e modernidade na Beira tardo-colonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v32i1pe212676

Palavras-chave:

Moçambique, Beira, Fotografia, luso-chineses, modernidade

Resumo

Entre as décadas de 1940 e 1960, no litoral do atual Moçambique, a Beira era uma cidade em plena expansão urbana. Várias nacionalidades confluíam naquele importante porto do Oceano Índico: indo-paquistaneses, gregos, portugueses, britânicos e, sobretudo, chineses. Aprendendo a ocupar “seu lugar”, os chineses foram vistos pela administração portuguesa como bons cidadãos. A experiência dessa comunidade foi marcada por um diálogo profícuo com a fotografia, como diacrítico incontornável daquela modernidade tardo-colonial. O artigo explora, a partir desse contexto específico, as práticas e representações em torno à fotografia como configuradoras do habitus cultural e de classe dos luso-chineses.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALEGRE, Ribeiro; PORTO, José. 1946. Resposta ao parecer do Gabinete de Urbanização Colonial: Acerca do Ante-Projecto de Urbanização da Cidade da Beira, Barcelos: Tipografia Marinho.

ASSUBUJI, Rui; HAYES, Patricia. 2013. “The Political Sublime. Reading Kok Nam, Mozambican photographer (1939-2012)”. Kronos, no.39: 66-111.

BARTHES, Roland. 1980, La Chambre claire. Note sur la photographie. Paris: Collection Cahiers du Cinéma/Gallimard.

BENEDICT, Ruth. 1960 [1934]. Patterns of Culture. New York: The New American Library.

BOURDIEU, Pierre (ed.) 2003. Un art moyen. Essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris: Les Editions de Minuit.

CAIUBY NOVAES, Sylvia. 2005. “O uso da imagem na antropologia”. In O fotográfico organizado por E. SAMAIN, 2 ed , 107-113. São Paulo: Hucitec/SENAC.

CORTÊS, Carla Mirella de Oliveira; MOREIRA, Fernando Diniz. 2011. “Moderno brasileiro em Moçambique, 1950-1975: A importação de uma imagem”. Artigo apresentado no 9º seminário docomomo brasil: interdisciplinaridade e experiências em documentação e preservação do patrimônio recente, Brasília, junho de 2011. [s.l], Docomomo Brasil, disponível em: https://docomomobrasil.com/wp-content/uploads/2016/01/057_M20_RM-ModernoBrasileiroEmMocambique-ART_carla_cortes-1.pdf

DOMINGOS, Nuno. 2015. “Colonial Architectures, Urban Planning and the Representation of Portuguese Imperial History”. Portuguese Journal of Social Science, 14, no. 3: 235-255.

FELDMAN-BIANCO, Bela; MOREIRA LEITE, Miriam L. (orgs.). 1998. Desafios da imagem. Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas, São Paulo: Papirus.

FERNANDES, Mário Gonçalves; PASSOS MEALHA, Rui; PAES MENDES, Rui. 2016. “Beira, uma paisagem modernista na África Tropical”. URBE - Revista Brasileira de Gestão Urbana, 8, no.1: p. 155-166.

FERNANDES, José Manuel. 2002. Geração africana. Arquitectura e cidades em Angola e Moçambique, 1925-1975. Lisboa: Livros Horizonte.

FIGUEIRA, Jorge. 2019. “Pancho Guedes : The Smiling Lion of the Colonial Power” (artigo não publicado). Artigo apresentado no 1º International Congress Colonial and Post Colonial Landscapes. Architectures, Cities, Infrastructures, Lisboa, 16-18 jan. 2019.

FREYRE, Gilberto. 1953. “Agradecimento à comunidade chinesa de Sofala e Manica”. In Um Brasileiro em terras portuguêsas, 239—240. Rio de Janeiro: José Olympio Editora.

GINZBURG, Carlo. 1993. “Microhistory : Two or Three Things That I Know about It”. Critical Inquiry, 20, no.1: 10-35.

JAY, Martin; RAMASWAMY, Sumathi (eds.). 2014. Empires of Vision. A Reader. Durham and London: Duke University Press.

KOPYTOFF, Igor. 1986. “The Cultural Biography of Things”. In The Social Life of Things. Commodities in Cultural Perspective editado por A. APPADURAI, 66-91. Cambridge: Cambridge University Press.

LAZZARINI, Alicia Hayashi. 2019. “Beira’s Grande Hotel and the Golden Peacock Resort : Postcolonial Urban Investment in Mozambique” (artigo não publicado). Artigo apresentado no 1º International Congress Colonial and Post Colonial Landscapes. Architectures, Cities, Infrastructures, Lisboa, 16-18 jan. 2019.

LEAL, João. 2000. Etnografias portuguesas (1870-1970). Cultura popular e identidade nacional. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

LEITE, Miriam Moreira. 1993, Retratos de família: leitura da fotografia histórica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

MACAGNO, Lorenzo. 2019. A invenção do assimilado. Paradoxos do colonialismo em Moçambique. Lisboa: Edições Colibri.

MALOA, Joaquim Miranda. 2016. A urbanização moçambicana. Uma proposta de interpretação. Tese de doutorado - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, Universidade de São Paulo, São Paulo.

MEDEIROS, Eduardo. 2022. Rotas da Monção. Sino-moçambicanos na época colonial (1885-1975) e suas diásporas pós-independência. Lisboa: Fundação Oriente.

MENDES, Rui Paes. 2012. “O modernismo e suas abordagens em Moçambique e Angola”. URBE - Revista Brasileira de Gestão Urbana, 4, no.2: 245-257.

MILHEIRO, Ana Vaz. 2012. “Africanidade e Arquitectura Colonial : A casa projectada pelo Gabinete de Urbanização Colonial (1944-1974)”. Caderno de estudos africanos, 25, 121-139.

MILHEIRO, Ana Vaz. 2013, Nos Trópicos sem Le Corbusier: Arquitectura luso-africana no Estado Novo. Lisboa: Relógio d’Água.

MIRANDA, Elisário José Vital. 2013. Liberdade & ortodoxia. Infraestruturas de arquitectura moderna em Moçambique (1951-1964). Tese de doutoramento em Arquitetura – Escola de Arquitetura, Universidade do Minho, Guimarães.

MORAIS, João Sousa. 2017. Arquitectura moderna tropical. Casal da Cambra: Editora Caleidoscópio.

MORAIS, João Sousa; LAGE, Luís; CARRILHO, Júlio; JOAQUIM, Vicente; MALHEIRO, Joana Bastos (eds.). 2013. Beira - Património arquitectónico. Casal da Cambra: Editora Caleidoscópio.

PENVENNE, Jeanne Marie. 2012. “Fotografando Lourenço Marques : a cidade e os seus habitantes de 1960 a 1975”. In Os outros da colonização organizado por C. CASTELO; O. Ribeiro THOMAZ; S. NASCIMENTO; T. Cruz e SILVA (orgs.), 173-191. Lisboa: ICS.

PERRIN, Michel. 2003. “Regards croisés. La photographie, entre donnée et emblème”. L’Homme, 163, no.1: 291-300.

PINA-CABRAL, João de. 2012. “A Catedral de Palhotas : religião e política no Moçambique tardo-colonial”. In Os outros da colonização organizado por C. CASTELO; O. Ribeiro THOMAZ; S. NASCIMENTO; T. Cruz e SILVA (orgs.), 251-281. Lisboa: ICS.

PRÉVOST, Bertrand. 2003. “Pouvoir ou efficacité symbolique des images”. L’Homme, 165, 275-282.

SAMAIN, Etienne; BRUNO, Fabiana. 2007. “Antropologia, imagem e memória. De alguns caminhos heurísticos e metodológicos”. Boletim - Publicação do grupo de estudos do Centro de pesquisa de arte e de fotografia da Escola de comunicação da USP (São Paulo, ECA/ USP), 2, 37-45.

SAMAIN, Etienne. 2006. “Antropologia visual e fotografia no Brasil : vinte anos e muito mais”. Cadernos de antropologia e imagem (Rio de Janeiro), 21, no.2: 115-132.

SEVERI, Carlo. 2003. “Pour une anthropologie des images”. L’Homme, 165, 07-10.

SOARES REBELO, Domingos José. 1970. “The Chinese Extraction Group in Mozambique”. Boletim da sociedade de estudos de Moçambique, Lourenço Marques, 39, no.164-165: 133-142.

SONTAG, Susan. 2005 [1973]. On Photography, New York: Rosetta Books, LLC.

SPINUZZA, Giulia. 2018. “O ciclo do Grande Hotel da Beira : os documentários Grande Hotel, de Lotte Stoops ; Grande Hotel, de Anabela Saint-Maurice ; Hóspedes da noite, de Licínio Azevedo e Amanhecer a andar, de Sílvia Firmino”. Remate de Males, 38, no.1: 161-185.

THOMPSON, Drew. 2019. “Photographic Genres and Alternate Histories of Independence in Mozambique”. In Ambivalent. Photography and Visibility in African History editado por P. HAYES & G. MINKLEY (eds.), 141-170. Athens: Ohio University Press.

TOSTÕES, Ana (ed.) 2013. Modern Architecture in Africa: Angola and Mozambique. Lisboa: ICIST, Técnico.

VERT, Xavier. 2003. “Les liens de l’image”. L’Homme, 165, 267-274.

VICENTE, Filipa Lowndes (org.) 2014. O império da visão. Fotografia no contexto colonial português (1860-1960). Lisboa: Edições 70.

ZAMPARONI, Valdemir. 2007. De escravo a cozinheiro. Colonialismo e racismo em Moçambique. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Dossiê: Imagens Urbanas em Contextos Africanos

Como Citar

Luso-chineses de Moçambique: fotografia e modernidade na Beira tardo-colonial. (2023). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 32(1), e212676. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v32i1pe212676