Políticas educacionais e a questão do acesso ao ensino superior:
notas sobre a deseducação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i2p26-31Resumo
reflexões sobre as políticas educacionais de acesso ao ensino superior no Brasil contemporâneo
Downloads
Referências
ALMEIDA, Wilson. "Os Herdeirose os bolsistas do ProUni na cidade de São Paulo". Educação e Sociedade, Campinas, v. 36, n. 130, p. 85-100, mar. 2015. Disponíve em https://www.scielo.br/pdf/es/v36n130/0101-7330-es-36-130-00085.pdf
ALMEIDA, Heloisa Buarque; MACEDO, Renata M. “Discursos sobre a “nova classe média” na mídia: classe, gênero e raça em intersecção”. Anais do 39º Encontro Anual da Anpocs, Caxambu, MG, 2015.
BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. “Os excluídos do interior”. In: NOGUEIRA, Maria Alice;CATANI, Afrânio. (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis, Vozes, 1998.
COSTA, Henrique.“Estudantes do ProUni na crise do lulismo”. Revista Plural, v.26, 2019, pp. 289-311.
FERNANDES, Florestan. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus e Edusp, 1966.
FIORI, Ana Letícia; ASSÊNSIO, Cibele; ANDRADE, Fabiana; TEIXEIRA, Jacqueline; PATRIARCA, Letizia; DAL BO, Talita. “O tempo e o vento: notas sobre a arte de burocratizar cotas na USP”. Revista de Antropologia, V.60, N.1, 2017, pp.55-83. Disponível em http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/132101
INEP.“Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas”. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf, acesso em 23/10/2019.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
MACEDO, Renata M. Escolhas possíveis: narrativas de classe e gênero no ensino superior privado. Tese (doutorado em Antropologia Social). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
MIGUEL, Luis Felipe. “Da ‘doutrinação marxista’ à ‘ideologia de gênero’ –Escola Sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro”. Revista Direito e Práxis, v.7, n.15, 2016, pp. 590-621. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/article/view/25163
PINHEIRO-MACHADO, Rosana; SCALCO, Lucia. “Da esperança ao ódio: juventude, política e pobreza do lulismo ao bolsonarismo”. Cadernos IHU Ideias, 2018. Disponível em http://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/ideias/278cadernosihuideias.pdf
RIBEIRO, Carlos Antonio Costa e SCHLEGEL, Rogerio.“Estratificação horizontal e ensino superior no Brasil (1960 a 2010)”. In: ARRETCHE, Marta (org). Trajetórias de desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo, Ed. Unesp, 2015.
SAMPAIO, Helena et al. “Expanding Access to Higher Education and its (Limited) Consequences for Social Inclusion: The Brazilian Experience”. Social Inclusion, 2019, V.7, I.1, pp.7-17. Disponível em https://www.cogitatiopress.com/socialinclusion/article/view/1672
SINGER, André.O lulismo em crise: um quebra-cabeça do período Dilma (2011-2016). São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.