A menina e a mulher: os discursos do desejo em Eu sou uma lésbica, de Cassandra Rios
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2022.200458Palavras-chave:
Cassandra Rios, Eu sou uma lésbica, Personagens transgressivas, Corpos Abjetos, Visão AxiológicaResumo
Este artigo analisa os aspectos que denotam a complexidade do romance Eu sou uma
lésbica (1983), de Cassandra Rios, diante de três direcionamentos: os elementos sociais da época em
que o romance foi produzido, o confronto de duas consciências e a identificação de pensamentos e
ações eróticas na linguagem da narradora. Pretendemos abordar como a sociedade brasileira da
década de 1980 enxergava a mulher e como esse fator influenciou a autora no momento da
elaboração do romance, pois há a presença de personagens mulheres que seguem o padrão
heteronormativo ao tempo que há aquelas tidas como transgressoras. Contamos com a teoria de
Butler (2002), Freud (2014) e Bakhtin (2011) para uma investigação do conteúdo e da linguagem
Downloads
Referências
ALVES, Zélia Maria Mendes Biasoli. Continuidades e Rupturas no Papel da Mulher Brasileira no Século XX. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 16, n. 3, p. 233-239, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-37722000000300006&script=sci_arttext. Acesso em: 19 jun. 2020.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. A forma espacial da personagem. In: Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. p. 21-90.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. O problema do autor. In: Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. p. 173-192.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. p. 261-306.
COLLA, Carlos; DUBOC, Maurício; LIMA, Durval de. Fogão de Lenha. Intérpretes: Chitãozinho e Xororó. In: Chitãozinho e Xororó. Meu Disfarce. São Paulo: Estúdios Quanta, 1987. 1 CD (ca. 44 min.). Faixa 2 (03 min 42 s).
DUARTE, Constância Lima. Feminismo e literatura no Brasil. Estudos Avançados, v. 17, n. 49, p. 151-172, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142003000300010&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em 05 jul. 2020.
FREUD, Sigmund. Conferências Introdutórias à Psicanálise (1916-1917). Tradução Sergio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
GUIMARÃES, Veridiana Canezin. A concepção freudiana da sexualidade infantil e as implicações da cultura e educação. Educativa, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 53-66, 2012. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2441. Acesso em: 20 out. 2020.
MARTINS, Herivelto; NASSER, David. Mamãe. Intérpretes: Angela Maria e João Dias. In: DIAS, João; MARIA, Angela. Angela Maria Canta Sucessos De David Nasser. Rio de Janeiro: Copacabana, 1959. 1 LP (ca. 39 min 28 s). Faixa 8 (03 min 01 s).
MOSCARDI, Matías. ¿Es el gato el animal favorito de la literatura? 2018. Disponível em: https://www.eternacadencia.com.ar/blog/contenidos-originales/derivas-literarias/item/es-el-gato-el-animal-favorito-de-la-literatura.html. Acesso em 19 ago. 2020.
PARDO, Maria del Carmen Villarino. Entre a via-crucis e o prazer. Representação da mulher transgressora na prosa brasileira recente (de autoria feminina). In: TOSCANO, Ana María da Costa; GODSLAND, Shelley (Org.). Mulheres Más. Percepção e Representações da Mulher Transgressora no Mundo Luso-Hispânico. Universidade Fernando Pessoa, 2004. p. 283-298.
PAZ, Octavio. A dupla chama: amor e erotismo. Tradução Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1994. 196 p.
PRINS, Baukje; MEIJER, Irene Costera. Como os corpos se tornam matéria: entrevista com Judith Butler. Revista Estudos Feministas, v. 1, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2002000100009. Acesso em: 05 jul. 2020.
RIOS, Cassandra. Eu sou uma lésbica: “vamos brincar de gatinho?”. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1983. 115 p.
WITTIG, Monique. The straight mind. In: The straight mind and other essays. Boston: Beacon Press, 1992. p. 21-32.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jodie Elly Silva Gomes, Edson Soares Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.