Reflexões sobre o espaço da canção nos documentos parametrizadores nacionais para o Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.170942

Palavras-chave:

Canção, Semiótica, Objeto de ensino, Documentos parametrizadores, Livro didático

Resumo

O presente estudo tem como objetivo problematizar as orientações para o trabalho com a canção, como gênero multissemiótico, nos documentos parametrizadores de Língua Portuguesa destinados ao sexto e ao sétimo anos do Ensino Fundamental, em contexto nacional. Para tanto, esta pesquisa fundamenta-se na concepção marxista de formação integral do ser humano, que norteia os mencionados documentos oficiais, e associando-a aos estudos sobre canção em Tatit (1997; 2003) e em Baltar et al. (2019). A partir destes norteamentos, buscaremos responder às seguintes perguntas: i) Como se relacionam as propostas de ensino e aprendizagem da canção nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (2018)? ii) Como se materializam as propostas de trabalho com a canção em livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2020? Considera-se que, a partir do presente trabalho, é possível contribuir para a reflexão dos profissionais da grande área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, em particular os de Letras que trabalham a canção na escola, além de fomentar a existência de novas pesquisas, possivelmente interdisciplinares, sobre a canção como objeto de conhecimento.

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Biografia do Autor

Tayná Miranda de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus de Florianópolis, SC, Brasil.

Marcos Antonio Rocha Baltar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente do Curso de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Linguística, na Universidade Federal de Santa Catarina, campus de Florianópolis (UFSC), SC, Brasil.

Laura Miranda de Castro, Universidade Federal do Amazonas e Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus de Florianópolis, SC, Brasil; Bolsista FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas); Docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Humaitá, AM.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Andrade, T. M. de, Baltar, M. A. R., & Castro, L. M. de. (2021). Reflexões sobre o espaço da canção nos documentos parametrizadores nacionais para o Ensino Fundamental. Estudos Semióticos, 17(3), 306-325. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.170942