A dicção do cancionista: percurso de um conceito
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.180863Palavras-chave:
Semiótica da Canção, Cancionista, DicçãoResumo
De caráter histórico-teórico, este artigo pretende elaborar uma arqueologia da semiótica da canção à luz da ideia de dicção, com o intuito de recuperar tanto o desenvolvimento da teoria quanto o do conceito, ou seja, restaurar o percurso de ambos para compreender seus modos de constituição. Tomar-se-ão para análise os escritos de Luiz Tatit sobre canção popular publicados como livros ou capítulos de livros, os quais, por terem sido compilados pelo autor nesse formato, se nos apresentam como sua principal obra. Os textos serão cronologicamente examinados a fim de se avaliar como, quando e onde aparece a noção de dicção na produção bibliográfica do semioticista brasileiro.
Downloads
Referências
TATIT, Luiz. A canção: eficácia e encanto. São Paulo: Atual, 1986.
TATIT, Luiz. Semiótica da canção: melodia e letra. São Paulo: Escuta, 1994.
TATIT, Luiz. A construção do sentido na canção popular (1994-1995). In: Musicando a semiótica. São Paulo: Annablume, 1997a.
TATIT, Luiz. Elementos para a análise da canção popular (1989). In: Musicando a semiótica. São Paulo: Annablume, 1997b.
TATIT, Luiz. Manifestação das categorias temporais (1992). In: Musicando a semiótica. São Paulo: Annablume, 1997c.
TATIT, Luiz. Tempo e tensividade na análise da canção (1990). In: Musicando a semiótica. São Paulo: Annablume, 1997d.
TATIT, Luiz. Valores inscritos na canção popular (1995). In: Musicando a semiótica. São Paulo: Annablume, 1997e.
TATIT, Luiz. Análise semiótica através das letras. Cotia: Ateliê, 2001.
TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2002.
TATIT, Luiz. O século da canção. Cotia: Ateliê, 2004.
TATIT, Luiz. A transmutação do artista (2006). In: Todos entoam: ensaios, conversas e canções. São Paulo: Publifolha, 2007a.
TATIT, Luiz. Antecedentes dos independentes (1984). In: Todos entoam: ensaios, conversas e canções. São Paulo: Publifolha, 2007b.
TATIT, Luiz. O momento de criação na canção popular (1994). In: Todos entoam: ensaios, conversas e canções. São Paulo: Publifolha, 2007c.
TATIT, Luiz. Obscurantismo e efervescência cultural (1983). In: Todos entoam: ensaios, conversas e canções. São Paulo: Publifolha, 2007d.
TATIT, Luiz. Rita Lee e a era das cantoras na canção popular (1996). In: Todos entoam: ensaios, conversas e canções. São Paulo: Publifolha, 2007e.
TATIT, Luiz. Vocação e perplexidade dos cancionistas (1983). In: Todos entoam: ensaios, conversas e canções. São Paulo: Publifolha, 2007f.
TATIT, Luiz. Estimar canções: estimativas íntimas na formação do sentido. Cotia: Ateliê, 2016.
TATIT, Luiz; LOPES, Ivã Carlos. Elos de melodia e letra. Cotia: Ateliê, 2008.
ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê, 2011.
ZILBERBERG, Claude. La structure tensive. Liège: Presses Universitaires de Liège, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Zeno Queiroz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.