A divulgação do pensamento saussuriano no Brasil

Autores

  • Jean Cristtus Portela Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Departamento de Linguística

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2013.69528

Palavras-chave:

Ferdinand de Saussure, Manuais de linguística, Divulgação, Persuasão, Semiótica didática

Resumo

As ideias de Ferdinand de Saussure (1857-1913) ainda suscitam, seja como complemento seja como contraponto, vivo interesse nos dias de hoje entre os estudiosos da linguagem. O pensamento saussuriano encontra-se disseminado de modo mais ou menos explícito no ensino de graduação e pós-graduação em humanidades. Desde meados dos anos 1950, as ideias de Saussure vêm sendo introduzidas e debatidas na formação de professores de língua materna e estrangeira, de comunicadores, de antropólogos, de sociólogos e psicólogos. Em grande parte das disciplinas de graduação e pós-graduação das áreas de Linguística e Comunicação, a partir do momento em que se trata da natureza da significação e da comunicação humanas, não se pode ignorar a reflexão sobre a língua e a linguagem empreendida por Saussure. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a transmissão das linhas gerais do pensamento saussuriano no Brasil. Para tanto, a pesquisa empreenderá o inventário de manuais de Linguística editados originalmente no Brasil a partir dos anos 1970, com o objetivo de refletir sobre sua construção em termos de programação e persuasão, categorias de análise do discurso didático propostas por A. J. Greimas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jean Cristtus Portela, Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Departamento de Linguística
    Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCL/UNESP - Araraquara (UNESP - Bauru).

Downloads

Publicado

2013-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Portela, J. C. (2013). A divulgação do pensamento saussuriano no Brasil. Estudos Semióticos, 9(2), 15-21. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2013.69528