Retórica negacionista e figuras da pós-verdade. Uma pesquisa transversal nas mídias sociais na era da Covid-19
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.194839Mots-clés :
Negacionismo, Teorias da conspiração, Raciocínio figurativo, Infodemia, SemióticaRésumé
A hipótese de investigação deste artigo postula a existência de isotopias dominantes e imagens-símbolos que cruzam todas as teorias de conspiração, independentemente de sua especificidade ideológica ou contextual. Assim, para detectar um núcleo duro ideal do universo semântico dos discursos conspiratórios, no qual convergem as várias vertentes das teorias de conspiração, assumimos que o seu denominador comum poderia ser encontrado no raciocínio figurativo, o que implica partilhar as mesmas imagens para explicar os acontecimentos actuais. O melhor campo para validar a nossa hipótese é constituído pela representação visual da pandemia de Covid-19 que circula nas redes sociais. O corpus a partir do qual a análise foi realizada cobre o período de 15 de Fevereiro de 2020 a 15 de Dezembro de 2021, e conta com milhares de publicações online. Dentro do corpus foram selecionados os posts sobre a pandemia de Covid-19 e aqueles sobre o lockdown de Março de 2020, feitos pelos principais jornais italianos, figuras institucionais e influenciadores digitais, relatados pela OMS como pontos cruciais de disseminação de desinformação, ao lado das facções conspiratórias italianas que costumam divulgar fake news no Facebook, Instagram, Telegram e Twitter.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BALDINI, Massimo. Parlar chiaro, parlare oscuro. Roma-Bari: Laterza, 1989.
BARTHES, Roland. L'effet de réel. Communications, Paris: Seuil, ln. 11, p. 84-89, 1968.
BARTHES, Roland. L'ancienne rhétorique – aide-mémoire. Recherches rhétoriques, Communications. Paris: Seuil, n. 16, p. 172-229, 1970.
BERTRAND, Denis. Basi di semiotica letteraria. Rome: Meltemi, 2002.
ECO, Umberto. Lector in fabula. La cooperazione interpretativa nei testi narrativi. Milan: Bompiani, 1979.
ECO, Umberto. Interpretation and Overinterpretation. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
ECO, Umberto. Dire il falso, mentire, falsificare. In: ECO, Umberto. Sulle spalle dei giganti. Milan: La nave di Teseo, 2017. p. 247-284.
FABBRI, Paolo. Le comunicazioni di massa in Italia: sguardo semiotico e malocchio della sociologia. Milan, Versus, n. 5, p. 58-109, 1973.
FABBRI, Paolo. La voce è la matta. In: FABBRI, Paolo; PEZZINI, Isabella (ed.). Voci e Rumori: la propagazione della parola. Milan, Versus, n. 79, p. 9-26, 1998.
FABBRI, Paolo; LATOUR, Bruno. Pouvoir et devoir dans un article des sciences exactes. Actes de la Recherche en Sciences Sociales. Paris, n. 13, p. 81-95, 1977.
FABBRI, Paolo; MARRONE, Gianfranco. Premessa alla sezione “La dimensione figurativa”. In: FABBRI, Paolo; MARRONE, Gianfranco (ed.). Semiotica in nuce. Vol. II. Teoria del discorso. Rome: Meltemi, 2001. p. 140-146.
GREIMAS, Algirdas Julien. Du sens II. Essais sémiotiques. Paris: Seuil, 1983.
LAKOFF, George. Don’t Think of an Elephant! Know Your Values and Frame the Debate. The Essential Guide for Progressives. Chelsea: White River Junction, 2004.
LORUSSO, Anna Maria. Postverità. Rome-Bari: Laterza, 2018.
LORUSSO, Anna Maria; VIOLI, Patrizia. Semiotica del testo giornalistico. Rome-Bari: Laterza, 2004.
LOTMAN, Jurij Michajlovič. Retorica. In: ENCICLOPEDIA, vol. XI. Torino: Einaudi, 1980. p. 1047-1066.
LOTMAN, Jurij Michajlovič. Culture as a Subject and an Object in itself. Tallinn, Trames, n. 1, p. 51-46, 1997.
LOTMAN, Jurij Michajlovič. Tekst i poliglotizm kul'tury. Izbrannye stat'I, I. Tallin: Aleksandra, 1992.
LOZANO, Jorge. Persuasión, Estrategias del creer. Madrid: Cátedra, 2012.
MARRONE, Gianfranco; MIGLIORE, Tiziana (ed.). La Competenza Esperta. Tipologie e Trasmissione. Rome: Meltemi, 2021.
MONTANI, Pietro. Intermedialità. Rome: Treccani, 2020.
PEZZINI, Isabella. Immagini quotidiane. Sociosemiotica visuale. Rome-Bari: Laterza, 2008.
POPPER, Karl. Congetture e confutazioni. Bologna: Il Mulino, 1972.
SEDDA, Franciscu. Introduzione. La retoricità, al di là della retorica. In: LOTMAN, Jurij Michajlovič Retorica. Urbino: Luca Sossella, 2021. p. 7-74.
TERRACCIANO, Bianca. Il linguaggio della paura: la strategia social mediale di Matteo Salvini / The language of fear: Matteo Salvini’s social media strategy. Rivista Italiana di Filosofia del Linguaggio, n. 13(2), p. 165-181, 2019. Available at: http://www.rifl.unical.it/index.php/rifl/article/view/552 (Accessed: 10 February 2022).
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Isabella Pezzini, Bianca Terracciano 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.