Uma experiência de alfabetização semiótica: a produção de filmes de animação no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49239Palavras-chave:
alfabetização semiótica, expansão da escrita, linguagem audiovisualResumo
Este texto é parte de uma pesquisa desenvolvida no programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tal trabalho, efetuado em 2006, teve como perspectiva conhecer elementos específicos da linguagem audiovisual, assim como estratégias de/para a prática da leitura e a produção de textos audiovisuais, e identificar elementos que colaboram para uma alfabetização semiótica. Com esse objetivo, acompanhamos a realização da oficina, Animando com massinha, em uma escola municipal de São Paulo, localizada na Zona Oeste. Alunos e professores produziram um total de dezesseis filmes. A metodologia utilizada – estudo de caso – ofereceu condições, em situações reais de produção, de vivenciar a temática proposta. A análise mostrou que os alunos/ professores, ao confeccionarem seus filmes, fizeram uso de sistemas semióticos e de conhecimentos já adquiridos, ou seja, a construção das escritas contemporâneas está entrelaçada com outros sistemas semióticos. Além disso, constatamos que a compreensão dos elementos cinematográficos – a posição de câmera, o cenário, a iluminação, a manipulação dos personagens, etc. – é necessária para a construção de filmes de animação. Do estudo realizado, podemos afirmar: 1) apesar de desfrutarmos das escritas contemporâneas, ainda desconhecemos como são estruturadas; 2) embora o processo de alfabetização semiótica ocorra em situações não-escolares, ele não prescinde de um ensino sistematizado.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-06-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.
Como Citar
Uma experiência de alfabetização semiótica: a produção de filmes de animação no contexto escolar. (2009). Estudos Semióticos, 5(1), 114-122. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49239