Sembapatrimonioimaterial.com: performances locais, narrativas nacionais imaginadas, diálogos a partir do terreno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.174219

Palavras-chave:

Semba em Angola, Patrimonialização, Comunidade imaginada e de práticas, Etnografia colaborativa

Resumo

Das performances “ao vivo” para as performances na “internet”, o semba em Angola e o seu processo de patrimonialização tem provocado discussões entre a comunidade de práticas (Wenger-Trayner e Wenger-­Trayner 2015) e outras comunidades imaginadas (Anderson 1983). Neste artigo partiremos do caso prático de uma investigação em curso, que recorre a um trabalho de colaboração com interlocutores privilegiados na construção da página de internet como estratégia metodológica: sembapatrimonioimaterial.com. A partir das publicações colaborativas com os interlocutores debatem-se dissensos (Rancière e Corcoran 2010) nas visões e versões patrimoniais do presente para o passado (Macdonald 2013).

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Biografia do Autor

  • Andre Castro Soares, Universidade Nova de Lisboa

    André Soares nasceu em Gaia e vive em Lisboa, Portugal. Trabalhou como jornalista de cultura na rádio e na televisão. Mestre em Antropologia pelo ISCTE-IUL, tem desenvolvido pesquisas em torno de performances culturais musicais e de dança como kizomba, samba, semba e fado. Doutorando do Programa Doutoral Politicas e Imagens da Cultura e Museo- logia e a sua investigação é sobre o semba património cultural imaterial em Angola. E-mail: andrecastrosoares@gmail.com

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Publicado

2021-01-21

Edição

Seção

Dossiê Musicar Local

Como Citar

Soares, Andre Castro. 2021. “Sembapatrimonioimaterial.com: Performances Locais, Narrativas Nacionais Imaginadas, diálogos a Partir Do Terreno”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 6 (1): e-174219. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.174219.