Oficinas de italiano e crioulo haitiano para todos: línguas adicionais em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p158-175

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Escola pública, Italiano como língua adicional, Crioulo haitiano como língua adicional

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Perus I – instituição educacional da rede pública municipal de São Paulo (SP) – e duas atividades extracurriculares desenvolvidas nessa escola: as oficinas de italiano e de crioulo haitiano. Visando a atingir esse objetivo, primeiramente, discorremos sobre tal instituição, cujas práticas de ensino são fortemente embasadas pelos postulados de Paulo Freire (1974, 1996), autor que defende a ideia de que a educação é um direito que deve ser garantido a todos. Posteriormente, abordamos o funcionamento dessas atividades extracurriculares, concentrando-nos nas oficinas de italiano e crioulo haitiano como línguas adicionais. Tais oficinas são espaços públicos e coletivos de construção colaborativa de conhecimentos e reflexões críticas sobre essas línguas e suas respectivas culturas, o que permite aos participantes dessas atividades extracurriculares  refletir, também, sobre a sua própria língua e a sua própria cultura. Baseando-nos nos postulados desse importante educador brasileiro, é possível dizer que essas oficinas são consideradas, de certa maneira, uma medida de justiça social, pois são públicas e gratuitas e têm como principal escopo a deselitização do ensino-aprendizagem de línguas adicionais. 

Biografia do Autor

  • Daniela Vieira, CIEJA Perus I

    Daniela Aparecida Vieira é doutora e mestra em Letras (Língua, Literatura e Cultura Italianas) pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bacharela e licenciada em Letras (Italiano e Português) pela USP. Realizou estágio de pós-doutoramento em Linguística Aplicada na PUC-SP de 2018 a 2020. É professora da rede pública municipal de ensino de São Paulo desde 2002 e atua como professora de língua italiana e de língua portuguesa desde 2005. É docente no CIEJA Perus I desde 2019.

  • Cristiane Fialho, CIEJA Perus I

    Cristiane Maria Coutinho Fialho é bacharela e licenciada em Letras (Universidade Gama Filho – FEUC-RJ). Atuou como coordenadora pedagógica na rede estadual de educação do Estado de São Paulo entre 2007 e 2011. Foi formadora na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP/DRE-PJ) no curso “Interdisciplinar a caminho da autoria” entre 2014 e 2016. Desde 2016, leciona língua portuguesa no CIEJA Perus I. Venceu o prêmio Territórios Educativos – Instituto Tomie Ohtake – em 2017.

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Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vieira, D. A., & Fialho, C. M. C. (2021). Oficinas de italiano e crioulo haitiano para todos: línguas adicionais em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos. Revista De Italianística, 42, 158-175. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p158-175