Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p1-5

Palavras-chave:

Interculturalidade, Plurilinguismo, Ensino de italiano L2 na escola pública, Formação de professores

Biografia do Autor

  • Adriana Mendes Porcellato, Universidade Federal da Bahia

    Possui doutorado pelo Programa de Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo (USP) em convênio com o Programa de Doutorado em Linguística da Università di Roma La Sapienza (Itália). Em seus estudos, investigou o papel da pragmática e da cultura no ensino de línguas estrangeiras (italiano e inglês), com foco na análise e desenvolvimento de material didático. Atua no momento como professora substituta de italiano junto à Universidade Federal da Bahia (UFBA).

  • Elisabetta Santoro, Universidade de São Paulo

    É graduada em Línguas e Literaturas Estrangeiras na Università degli Studi di Bari (alemão/ inglês) e em Tradução na Ruprecht-Karls Universität de Heidelberg (alemão/italiano/português). Mestrado e doutorado foram concluídos na Universidade de São Paulo (USP), na qual desde 2003 é docente da Área de Língua e Literatura Italiana. Seus principais interesses de pesquisa são: aquisição, aprendizagem e ensino do italiano L2, pragmática linguística, semiótica narrativa e discursiva e relações Itália-Brasil, Sobre esses temas publicou artigos e ensaios. É presidenta da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI), membro da diretoria da Associação Internacional de Professores de Italiano (AIPI) e sócia de outras associações científicas da área. É líder do Grupo de Pesquisa “Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural” (GPP) e vice-líder do Grupo de Pesquisa “Língua, Identidade e Memória: o italiano dos Italianos do Brasil” (GLIM), além de pesquisadora do LEER (Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação da Universidade de São Paulo).

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Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Porcellato, A. M., & Freitas, P. G. de. (2021). Editorial . Revista De Italianística, 42, 1-5. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p1-5