Além da tela: a Itália através do cinema na sala de aula remota da Rede Andifes - ISF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i44p6-21

Palavras-chave:

Cinema italiano, Ensino/Aprendizagem da língua italiana, Ensino remoto, Rede Andifes - IsF-italiano

Resumo

Em tempos pandêmicos e de ensino remoto, fomos chamados a unir forças para enfrentar incertezas e assim (res)surgem nas Universidades Federal de Santa Maria (UFSM) e Federal de Viçosa (UFV), fomentadas pela Embaixada Italiana e integrantes da Rede Andifes - IsF, os cursos Pomeriggio al cinema e Serata al cinema, buscando olhares plurais para o contexto de aprendizado da língua italiana. Ao revisitar temas como o fascismo, a guerra, a máfia, as eleições, as minorias e as políticas linguísticas, oportunizou-se aos alunos um espaço para reflexão sobre temas sociais não somente nos filmes, mas também em sua própria realidade. Para a realização dessas aulas on-line, ao longo de 2020 e 2021, foram escolhidas produções cinematográficas que mobilizassem diferentes reflexões; dentre essas, destacam-se as selecionadas para o Ciclo 4, em que foram abordadas questões históricas, políticas e sociais do contexto italiano ao trabalhar os filmes Parenti Serpenti (1992), Metti la nonna in freezer (2018), Rosso come il cielo (2006) e Nuovo Cinema Paradiso (1988). Como pudemos observar ao final das atividades, as discussões sobre temas sociais suscitadas a partir das temáticas abordadas em cada filme aplicavam-se tanto à realidade e contexto italiano, quanto ao brasileiro. Partindo do pressuposto de que o professor é um importante agente colaborador e formador do pensamento crítico, social e político, este artigo relata experiências de reflexão suscitadas a partir de temas sociais recortados de alguns filmes italianos e as contribuições para favorecer a criticidade no ensinoaprendizagem de línguas.

Biografia do Autor

  • Alessandra Paola Caramori, Universidade Federal da Bahia

    Professora de Língua e Literatura italianas da Universidade Federal da Bahia e Coordenadora Nacional de Língua Italiana da Rede Andifes - IsF.

  • Marlon da Fonseca Misceno de Araujo, Universidade Federal de Santa Maria

    Professor Bolsista da Embaixada Italiana no programa Idiomas sem Fronteiras, da Rede Andifes - IsF na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promovendo cursos de extensão de língua italiana para a comunidade universitária e de Santa Maria. Mestrando em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Letras na UFSM e graduado em Letras - Português/Italiano pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba/PR.

  • Suélen Najara de Mello, Universidade Federal do Ceará

    Professora Pesquisadora/Colaboradora no Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Bolsista da Embaixada Italiana no programa Idiomas sem Fronteiras, da Rede Andifes IsF. Mestranda em Estudos da Tradução na Universidade Federal do Ceará (UFC), Pós-graduanda em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e graduada em Letras - Português/Italiano pela UNESP - Câmpus de São José do Rio Preto/SP.

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Caramori, A. P., Araujo, M. da F. M. de ., & Mello, S. N. de. (2022). Além da tela: a Itália através do cinema na sala de aula remota da Rede Andifes - ISF. Revista De Italianística, 44, 6-21. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i44p6-21