Da leitura subjetiva para a leitura rigorosa: um caminho para abordar leitura na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i3p65-81

Palavras-chave:

Ensino, Recepção, Texto literário, Narrativa, Experiência

Resumo

A pesquisa da qual trata este artigo surgiu da observação das dificuldades de leitura e escrita de estudantes do Ensino Fundamental II de uma escola pública. Inicialmente, notamos que os estudantes liam e escreviam muito em contextos de mensagens em redes sociais e que tais práticas tinham alguma influência na leitura e na escrita em sala de aula. Então, propomo-nos a investigar se o acesso a narrativas literárias linguística e estruturalmente complexas também poderia influenciá-los. Este artigo traz um recorte dessa pesquisa com ênfase no ensino de leitura partindo de uma narrativa literária, cujos modos de dizer são provocativos à construção de experiências de leitura para além das práticas utilitaristas.

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

FAUSTINO, Bruna Francinett Barroso; CAMPOS, Sulemi Fabiano. Da leitura subjetiva para a leitura rigorosa: um caminho para abordar leitura na Educação Básica. Linha D’Água, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 65–81, 2021. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p65-81. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185156.. Acesso em: 5 maio. 2024.