A posição das imagens – Texto, fotografia e cinema. Didi-Huberman sobre Benjamin, Brecht e Pasolini

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i3p154-170

Palavras-chave:

Texto e imagem, Fotografia, Cinema, Montagem, Sobrevivência

Resumo

Neste artigo, exploramos o diálogo entre o dramaturgo Bertolt Brecht e o cineasta Pier Paolo Pasolini a partir da interpretação do filósofo e historiador da arte Georges Didi-Huberman. Nossa análise se inspira em diferentes estudos de Didi-Huberman sobre cada um desses dois artistas: no caso de Brecht, o longo ensaio Quando as imagens tomam posição analisa obras brechtianas que misturam texto e fotografia. Procuramos traçar paralelos entre esse ensaio e a análise feita, também por Didi-Huberman, em duas conferências sobre o filme La rabbia de Pasolini, um documentário poético. Ao longo de nosso artigo, exploramos de forma mais ampla diversos conceitos do pensamento de Didi-Huberman sobre a relação entre texto e imagem, e sobre os reposicionamentos e as permutações entre imagens (especialmente as imagens históricas), procurando concatenar os diferentes trabalhos de Didi-Huberman com as obras de Brecht e Pasolini. Utilizamos conceitos de Didi-Huberman como montagem, sobrevivência e dessemelhança, entre outros.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Cordeiro de Mello, Universidade Federal de Minas Gerais

    Marcelo Mello é Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade Paris IV, Sorbonne (2011). Graduado pela Universidade de Brasília: Bacharel em Letras Português (2007) e Licenciado em Francês (2013). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura. Lecionou Língua portuguesa e respectiva literatura na Faculdade Evangélica de Brasília e no Liceu Francês de Brasília (2012-2014). Atuou como Assistente de Língua Portuguesa da Academia de Bordeaux, França (2010-2011). Foi Leitor de Língua Portuguesa da Universidade de Bourgogne, França (2008-2010).

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

MELLO, Marcelo Cordeiro de. A posição das imagens – Texto, fotografia e cinema. Didi-Huberman sobre Benjamin, Brecht e Pasolini. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 154–170, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i3p154-170. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191105.. Acesso em: 8 maio. 2024.