Encruzilhadas do Artigo Científico: língua, plano de texto, tempos verbais e voz autoral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p26-43

Palavras-chave:

Artigo científico, Língua de divulgação, Voz autoral, Plano de texto, Tempos gramaticais

Resumo

O presente trabalho incide na análise de textos do género artigo científico com o objetivo de identificar e sistematizar algumas das suas principais propriedades. Foi analisado um corpus de 60 exemplares de Ciências (C) e de Ciências Sociais e Humanas / Humanidades (CSHH), focando a atenção em propriedades como a língua de divulgação usada, a voz autoral, o uso predominante de tempos verbais e o plano de texto adotado. Ao contrastar artigos de C e de CSHH, a análise das propriedades mencionadas permitiu detetar cruzamentos e influências recíprocas. De acordo com os dados obtidos, artigos de CSHH apresentam maior variedade no uso dos diversos mecanismos analisados, construindo vozes autorais e um posicionamento mais individualizado, ao passo que os artigos de C, escritos exclusivamente em inglês, refletem a opção por recursos mais uniformizados e formulaicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Vieira Santos, Universidade de Coimbra

Doutora em Linguística Portuguesa pela Universidade de Coimbra (2000).
Professora Associada na Universidade de Coimbra (Portugal).

Paulo Nunes da Silva, Universidade Aberta

Doutor em Linguística Portuguesa pela Universidade Aberta (2006).
Professor Auxiliar na Universidade Aberta (Portugal).
Investigador no CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra (Portugal).

Referências

ADAM, J.-M. Les textes: types et prototypes. 3. ed. Paris: Éditions Nathan, 1992.

ADAM, J.-M. La linguistique textuelle: introduction à l’analyse textuelle des discours. Paris: Armand Colin, 2008.

ADAM, J.-M.; HEIDMANN, U. Dos gêneros de discurso à genericidade: seis proposições. In: O texto literário: por uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Cortez, 2011. p. 567-588.

BAKHTIN, M. The problem of speech genres. In: Speech genres and other late essays. Austin: The University of Texas Press, 1986. p. 60-102.

BAZERMAN, C.; LITTLE, J.; BETHEL, L.; CHAVKIN, T.; FOUQUETTE, D.; GARUFIS, J. Reference guide to Writing Across the Curriculum. West Lafayette: Parlor Press, 2005.

BENNEWORTH, P.; JONGBLOED, B. W. Who matters to universities? A stakeholder perspective on humanities, arts and social sciences valorisation. High Educ, v. 59, p. 567-588, 2010.

BRONCKART, J.-P. Activité langagière, textes et discours: pour un interactionisme socio-discursif. Lausanne: Delachaux et Niestlé, 1997.

BUNTON, D. The structure of PhD conclusion structures. Journal of English for Academic Purposes, n. 4, p. 207-224, 2005.

BUNTON, D. Generic moves in PhD Thesis Introductions. In: FLOWERDEW, John (Ed.). Academic discourse. London: Pearson Education, 2002. p. 57-75.

GONÇALVES, M.; ROSA, R. Mecanismos de reformulação no artigo científico. In: ABLALI, D.; GONÇALVES, M.; SILVA, F. (Orgs.). Reformular: uma questão de géneros? Lisboa: Húmus, 2021. p. 247-267.

HYLAND, K. Academic discourse. London/New York: Continuum, 2009.

MAINGUENEAU, D. Discours et analyse du discours. Paris: Armand Colin, 2014.

MATSUDA, P. K.; TARDY, C. Voice in academic writing: the rhetorical construction of author identity in blind manuscript review. English for Specific Purposes, n. 26, p. 235-249, 2007.

MIRANDA, F. Textos e géneros em diálogo: uma abordagem linguística da intertextualização. Lisboa: FCT/FCG, 2010.

NGUYEN, T. T. L.; PRAMOOLSOOK, I. Master’s Theses written by Vietnamese and international writers: rhetorical structure variations. The Asian ESP Journal, v. 12, n. 1, p. 106-127, 2016.

PALTRIDGE, B.; STARFIELD, S. Thesis and dissertation writing in a second language: a handbook for supervisors. New York: Routledge, 2007.

ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to write, reading to learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Equinox, 2012.

SANTOS, J. V.; SILVA, P. N. Issues of textual hybridity in a major academic genre: PhD dissertations vs. research articles. Redis: Revista de Estudos do Discurso, Porto, n. 5, p. 171-193, 2016.

SANTOS, J. V.; SILVA, P. N. Dinâmicas de género e de texto: entre plano convencional e plano ocasional nas teses de doutoramento da Universidade de Coimbra. In: VALENTIM, H. T.; OLIVEIRA, T.; TEIXEIRA, C. (Orgs.). Gramática e texto: interações e aplicação ao ensino. Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, 2021. p. 93-112.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação, n. 11, p. 5-16, 1999.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. G. S. Cordeiro e R. Rojo. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SILVA, P. N.; ROSA, R. O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticas. D.E.L.T.A. (Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada), v. 35 n. 4, p. 1-38, 2019. DOI: http://doi.org/10.1590/1678-460x2019350409.

SILVA, P. N.; SANTOS, J. V. Entre texto, género e discurso: um projeto de investigação no universo académico português. In: SEARA, I. R.; SEBASTIÃO, I.; MARQUES, I. S. (Orgs.). Discurso(s) de Cumplicidade: homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Edições Húmus, 2019. p. 53-78.

SILVA, P. N.; SANTOS, J. V.; SITOE, M. Z. Itinerários da escrita académica no ensino superior: um projeto de investigação aplicada sobre textos e géneros. In: CAELS, F.; BARBEIRO, L. F.; SANTOS, J. V. (Orgs.). Discurso académico: uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC/ESECS-IPL, 2019. p. 265-286.

SWALES, J. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, J. Research genres: exploration and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

WERLICH, E. A text grammar of English. Heidelberg: Quelle & Meyer, 1983.

ALVITES, R. D. et al. Establishment of a Sheep Model for Hind Limb Peripheral Nerve Injury: Common Peroneal Nerve. International Journal of Molecular Sciences, v. 22, n. 1401, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/ijms22031401.

DELHAIZE, J. et al. MIGHTEE: are giant radio galaxies more common than we thought? Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, n. 501, p. 3833-3845, 2021. DOI: https://doi.org/10.1093/mnras/staa3837.

CARO, C.; MARQUES, J. C.; CUNHA, P. P.; TEIXEIRA, Z. Ecosystem services as a resilience descriptor in habitat risk assessment using the InVEST model. Ecological Indicators, n. 115, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2020.106426.

CERN, K. M.; LINHARES, J. M. A.; WOJCIECHOWSKI, B. The public Power of Judgement: Reasonableness Versus Rationality – Setting the Ball Rolling. International Journal for the Semiotics of Law, n. 33, p. 3-15, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s11196-019-09659-8.

FABIÃO, C. Felicitas Iulia Olisipo a Lisboa Romana. SCAENA – Revista do Museu de Lisboa – Teatro Romano, p. 82-96, 2020.

GONÇALVES, V.; HENRIQUE, A. F.A.; MATOS, P.; JORDAN, P. Ibuprofen disrupts a WNK1/GSK3β/SRPK1 protein complex required for expression of tumor-related splicing variant RAC1B in colorectal cells. Oncotarget, v. 11, n. 47, p. 4421-4437, 2020. DOI: https://doi.org/10.18632%2Foncotarget.27816.

LOBO, A.; FERREIRA, S.; COUTO, A. Exploring Monitoring Systems Data for Driver Distraction and Drowsiness Research. Sensors, n. 20, 3836, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/s20143836.

MAIA, A. S.; PAÍGA, P.; DELERUE-MATOS, C.; CASTRO, P. M. I.; TIRITAN, M. E. Quantification of fluoroquinolones in wastewaters by liquid chromatography-tandem mass spectrometry. Environmental Pollution, n. 259, 113927, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.envpol.2020.113927.

MAIO, R.; ESTÊVÃO, J. M. C.; FERREIRA, T. M.; VICENTE, R. Casting a new light on the seismic risk assessment of stone masonry buildings located within historic centres. Structures, n. 25, p. 578-592, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.istruc.2020.03.008.

PAIVA, J. P. The Impact of Luther and the Reformation in the Portuguese Seaborne Empire: Asia and Brazil, 1520-1580. Jnl of Ecclesiastical History, v. 7, n. 2, p. 283-303, 2019. DOI: https://doi.org/10.1017/S0022046918002658.

REIS, C. “Entre os parágrafos mortos da história”. Sobre a historicidade na ficção queirosiana. Revista de Estudos Literários, n. 9, p. 85-113, 2019. DOI: https://doi.org/10.14195/2183-847X_9_4.

VAQUERO, A. F.; RODRIGUEZ PINO, M.; ARREBOLA, M.; MATOS, S. A.; COSTA, J. R.; FERNANDES, C. A. Evaluation of a Diaelectric-Only Transmitarray for Generating Multi-Focusing Near-Field Spots Using a Cluster of Feeds in the Ka-Band. Sensors, v. 21, n. 422, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/s21020422.

Downloads

Publicado

2023-08-08

Como Citar

Santos, J. V., & Silva, P. N. da. (2023). Encruzilhadas do Artigo Científico: língua, plano de texto, tempos verbais e voz autoral. Linha D’Água, 36(2), 26-43. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p26-43