Relações entre estratégias metacognitivas de leitura e desempenho escolar: possibilidades para o ensino de leitura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i3p27-44

Palabras clave:

Proficiência leitora, Rendimento escolar, Metacognição, Estratégias de leitura, Ensino médio

Resumen

Avaliações em larga escala indicam que ainda é preciso atuar em prol do desenvolvimento de habilidades de leitura no Brasil. Nesse contexto, o ensino de estratégias metacognitivas de leitura pode oferecer importantes contribuições. Assim, este estudo objetiva delinear quais são as relações entre a mobilização de estratégias metacognitivas de leitura e o desempenho escolar, sob uma perspectiva sociocognitiva. Para tanto, aplicou-se uma escala de estratégias de leitura a estudantes do Ensino Médio com alto e baixo desempenho escolar, comparando-se os resultados. A pesquisa demonstra que estudantes com alto desempenho escolar utilizam-se de mais estratégias de leitura que alunos com baixo desempenho, o que corrobora o entendimento de que metacognição, leitura e desempenho escolar são fatores interrelacionados.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

Referencias

BORUCHOVITCH, E. Algumas estratégias de compreensão em leitura de alunos do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, v.5, n.1, p. 19-25, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/G9WmdV7RKgL9jLTchrgkfkd/abstract/?lang=pt. Acesso: 6 ago. 2020.

BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia: Reflexão Crítica, Porto Alegre, v.12, n.2., 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79721999000200008&script=sci_arttext. Acesso em: 20 mar. 2020.

BRASIL. Pisa revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3jxHU5I. Acesso em: 2 set. 2020.

CAVALCANTE, V. M. P.; RIBEIRO, M. C. M. A. Contribuições do ensino de estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental. Revista Prolíngua, v. 11, n. 1, p. 27-39, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/30628/16141. Acesso: 20 set. 2020.

FERRAREZI JÚNIOR, C. Pedagogia do silenciamento: a escola brasileira e o ensino de língua materna. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

JOLY, M. C. R. A.; SANTOS, L. M.; MARINI, J. A. S. Uso de estratégias de leitura por alunos do ensino médio. Paidéia. p. 205-212. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/KyKCHQbpDLmTMBCgsFLrD8R/abstract/?lang=pt. Acesso: julho de 2021.

JOLY, M. C. R. A. Escala de estratégias de leitura para etapa inicial do ensino fundamental. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 23, p. 271-278, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/rw7t3LwXVGpqxYgqYDBM7Lw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 ago. de 2021.

MARINI, J. A; JOLY, M. C. R. A. A leitura no Ensino Médio e o uso das estratégias metacognitivas. Estudos e pesquisas em Psicologia, v. 8, n. 2, p. 505-522, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4518/451844626024.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.

MELLO, M. T. Estratégias de compreensão leitora na Universidade. Linguagens & Cidadania, v. 18, jan./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/28226. Acesso: 6 ago. 2020.

NEVES, D. A. B. Leitura e metacognição: uma experiência em sala de aula. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. 24, p. 1-9, 2º sem.2007. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/28226. Acesso em: 23 set. 2020.

OLIVEIRA, K. L.; SANTOS, A. A. A; PRIMI, R. Estudo das relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico na universidade. Interação em Psicologia. p. 19-25, jan./jun. 2003. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3203. Acesso em: 19 set. 2020.

PEARSON, P. D.; CAMPERELL, K. Comprehension of text structures. In: RUDDELL, M. R.; SINGER, H. (Orgs.). Theorical Models and Processes of Reading. Newark: Internacional Reading Association, 2001, p. 448-468.

RIBEIRO, M. C. M. A.; CAVALCANTE, V. M. P.; NUNES, C. T. P. Práticas de ensino de leitura numa perspectiva metacognitiva. Educação em Perspectiva (ONLINE), v. 11, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8627. Acesso em: 05 jul. 2021.

SCHRAW, G. Promoting general metacognitive awareness. Instructional Science, 26, p. 113-125, 1998. DOI: http://doi.org/10.1023/A:1003044231033. Acesso em: 20 mar. 2021.

SILVA, E. Leitura na escola e na biblioteca. 4. ed. São Paulo: Papirus, 1993.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998.

ZACARIAS, I. L.; PALMA, R. C. B. A importância da leitura para o desempenho escolar, o crescimento intelectual e a emancipação do aluno. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Curitiba: SEED, 2013. s/n.

Publicado

2021-12-09

Cómo citar

RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo; FRANCO, Thiago Loyola; CAMPOS, Anne Caroline Lima. Relações entre estratégias metacognitivas de leitura e desempenho escolar: possibilidades para o ensino de leitura. Linha D’Água, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 27–44, 2021. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p27-44. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185229.. Acesso em: 17 may. 2024.