Propriedades discursivas como estratégia argumentativa em redações do Enem

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p242-256

Mots-clés :

Argumentação, Trabalho docente, Organização tópica, Alargamento, Aprofundamento

Résumé

Neste artigo, temos como objetivo mais amplo propor uma reflexão sobre as relações entre o tópico discursivo e a argumentação de candidatos em redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Partimos da redefinição dos traços caracterizadores das propriedades tópicas, centração e organicidade, para explorar a construção argumentativa tendo em vista a definição de subtópicos mais concernentes à defesa do ponto de vista. Deste modo, demonstramos, com base nas conclusões de nossa tese de doutorado, como se dá a hierarquização de informações com base no alargamento e no aprofundamento de subtópicos em uma redação nota mil da edição do Enem 2022, tendo em vista a construção de um quadro tópico. Acreditamos que as reflexões engendradas podem subsidiar o trabalho docente, na medida em que o exercício de análise da organização tópica beneficia os candidatos do Enem com o desenvolvimento da habilidade de organização de ideias.

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Biographie de l'auteur

  • Kleiane Bezerra de Sá, Instituto Federal do Ceará

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2018).
    Docente do Instituto Federal do Ceará (Brasil).

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Publiée

2023-12-28

Numéro

Rubrique

Artigos originais

Comment citer

SÁ, Kleiane Bezerra de. Propriedades discursivas como estratégia argumentativa em redações do Enem. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 242–256, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p242-256. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211304.. Acesso em: 20 mai. 2024.

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