O marketing é a mensagem

Autores

  • Manoel Marcondes Machado Neto Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Administração e Finanças

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139069

Palavras-chave:

Marketing cultural. Produção artística. Produção cultural. Patrocínio. Relações Públicas.

Resumo

Vencida a etapa de projetos artístico-culturais pontuais, evoluindo a concepção a um patamar de política (no Estado e nas empresas) e, principalmente, abandonando o vício – antes virtude – do incentivo fiscal (típico caso de remédio que se torna um veneno), a aplicação do conceito de marketing à produção artístico-cultural chega a um tempo de maturidade e novas proposições na forma de trabalhar, de se levantarem fundos e de se buscarem financiamentos, dando bases ao surgimento de uma economia da cultura.

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Biografia do Autor

  • Manoel Marcondes Machado Neto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Administração e Finanças
    Líder do grupo “Gestão e marketing na cultura” (CNPq). Professor adjunto da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do curso de “Marketing cultural: gestão, finanças e indústria criativa”, da UERJ.

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Publicado

2010-12-26

Como Citar

MACHADO NETO, Manoel Marcondes. O marketing é a mensagem. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 13, p. 49–64, 2010. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139069. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139069.. Acesso em: 2 maio. 2024.