Gestão estratégica da cultura: a emergência da comunicação por ação cultural

Autores

  • Eduardo Augusto Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Mitsuru Higuchi Yanaze Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139070

Palavras-chave:

Cultura. Marketing. Marketing cultural. Relações Públicas.• Comunicação por ação cultural.

Resumo

Os investimentos em cultura pelas organizações estranhas ao mundo das artes vêm se tornando um importante instrumento institucional para geração de posicionamento estratégico. Adotado popularmente como marketing cultural, esse tipo de investimento deveria ser corretamente denominado de comunicação por ação cultural. Nesse sentido, os principais resultados deste trabalho indicaram que o termo marketing cultural é considerado como ferramenta de comunicação ou parte da estratégia de comunicação das empresas, por meio do patrocínio de atividades culturais com o objetivo principal de geração de imagem positiva da marca.

 

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Biografia do Autor

  • Eduardo Augusto, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutorando em Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor conferencista no Curso de Relações Públicas da ECA-USP, na disciplina de Publicidade e Propaganda. Professor convidado da Pós-Graduação em Gestão de Comunicação e Marketing da ECA-USP, na disciplina de Marketing Cultural. Professor substituto no Departamento de Marketing da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
  • Mitsuru Higuchi Yanaze, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Business Administration (MBA), na área de Marketing, pela Michigan State University (EUA). Professor titular da cadeira de Marketing na ECA-USP.

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Publicado

2010-12-26

Como Citar

AUGUSTO, Eduardo; YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão estratégica da cultura: a emergência da comunicação por ação cultural. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 13, p. 65–79, 2010. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139070. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139070.. Acesso em: 2 maio. 2024.