Marca, consumo e a festa do capitalismo artista: como Louis Vuitton e Yayoi Kusama sensibilizam, engajam e vendem

Autores

  • Clotilde Perez Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.208043

Palavras-chave:

Marca, Capitalismo artista, Louis Vuitton, Yayoi Kusama, Consumo

Resumo

Marcas exploram a potencialidade expressiva das artes há décadas, com o objetivo de sensibilizar e engajar os consumidores e vender. No capitalismo artista, mais do que uma aproximação, arte e consumo se fundem na soberania da sedução e do lucro. Por meio de reflexão teórica, pesquisa documental, imersão etnográfica e análise da campanha Louis Vuitton Yayoi Kusama, concluímos que as explorações arte-consumo foram elevadas à potência máxima, permitidas pelas tecnologias digitais e pela inventividade dos gestores que oferecem surpreendentes experiências emocionais de consumo, destinadas aos públicos hedonistas, próprios da sociedade atual.

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Biografia do Autor

  • Clotilde Perez, Universidade de São Paulo

    Professora titular de Comunicação e Semiótica do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CRP – ECA/USP) Livre-docente em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Professora do curso de Publicidade e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCom – ECA/USP) Vice-presidente da Federación Latinoamericana de Semiótica (FELS)Líder do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) Editora de Signos do Consumo e membro do comitê editorial de Matrizes

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Publicado

2023-10-25

Como Citar

PEREZ, Clotilde. Marca, consumo e a festa do capitalismo artista: como Louis Vuitton e Yayoi Kusama sensibilizam, engajam e vendem. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 42, p. 145–158, 2023. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.208043. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/208043.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Dados de financiamento