Las plazas comerciales del Imperio y la aprobación del Código de Comercio de Brasil en la Cámara de Diputados.

Autores/as

  • Roberto N. P. F. Saba Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i1.88831

Palabras clave:

Código Comercial, petições, representação política

Resumen

Durante a década de 1840, a Câmara dos Deputados do Império estabeleceu um intenso diálogo com as mais importantes associações comerciais brasileiras. Um dos objetos centrais deste diálogo foi o projeto do Código Comercial, elaborado no ano de 1834 por ilustres negociantes e jurisconsultos. Com a finalidade de racionalizar a atividade comercial no Brasil, adquirindo maiores garantias para os seus negócios, os comerciantes brasileiros fizeram uso do direito de petição, previsto pela Constituição do Império, para influenciar os representantes da nação a aprovarem o Código. Finalmente, em 1850, ele foi aprovado, dando maior estabilidade ao comércio nacional e delegando aos grandes comerciantes a resolução das contendas mercantis.

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Biografía del autor/a

  • Roberto N. P. F. Saba, Universidade de São Paulo

    Mestrando em História SocialBolsista da FAPESP

Publicado

2010-08-24

Cómo citar

Las plazas comerciales del Imperio y la aprobación del Código de Comercio de Brasil en la Cámara de Diputados. (2010). Revista Angelus Novus, 1, 77-96. https://doi.org/10.11606/ran.v0i1.88831