Paulo Freire
Filósofo, militante, educador
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i4.88865Palavras-chave:
Consciência de classe, libertação, autonomia, educação, conscientização, teoria da históriaResumo
Esse artigo analisa os dois primeiros livros de Paulo Freire: Educação como prática de liberdade e Pedagogia do Oprimido com o objetivo de reconstituir sua prática política a partir de alguns conceitos-chave: sua teoria de história, sua concepção de sujeito e suas concepções políticas baseadas na ideia de autonomia, enraizadas nas experiências de Freire em educação popular. Pretendemos articular seu pensamento aos debates dentro da esquerda sobre classes sociais, consciência de classe e sua representação, balizando qual o papel das lideranças nesses processos e o dos oprimidos enquanto sujeitos de sua libertação. Para tal objetivo comparamos conceitos de Freire aos do historiador E. P. Thompson e da filósofa Hannah Arendt.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).