Apresentação do volume temático Arqueologia e os Estudos do Lixo

Autores

  • Rafael de Abreu e Souza Sem Registro de Afiliação
  • Camilla Agostini Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Arqueologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2023.200749

Palavras-chave:

Arqueologia do lixo, Lixologia, Garbologia, Estudos do lixo, Arqueologia histórica

Resumo

O volume temático Arqueologia e os Estudos do Lixo traz para a cena o que poderíamos chamar de Lixologia, aportuguesando o neologismo em inglês Garbology /Garbologia. O lixo quando definido como restos, coisas descartadas, abandonadas, geralmente com conteúdos que estão intimamente ligados ao cotidiano, é um vestígio precioso para a Arqueologia. Encontrar um bolsão de lixo em contexto estratigráfico preservado é um dos melhores achados que a pesquisa arqueológica pode oferecer para quem está escavando um sítio. Com a expansão de uma arqueologia mais preocupada com a genealogia de problemas socioambientais que assolam a vida em todo planeta, o interesse arqueológico pelo lixo tem ressurgido e com ele novos olhares para os clássicos de William Rathje e o uso da arqueologia em políticas públicas, assim como tem sido cada vez mais comuma referência a autores cujas diferentes perspectivas teórico-metodológicas unem-se no que vem sendo chamado de arqueologia do passado contemporâneo, do passado recente ou do presente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael de Abreu e Souza, Sem Registro de Afiliação

    Arqueólogo, mestre em Arqueologia (USP), doutor em Ambiente e Sociedade (UNICAMP), doutor em Arqueologia (USP), especialista em Gestão Ambiental (SENAC).

  • Camilla Agostini, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Arqueologia

    Professora adjunto do Departamento de Arqueologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora do Núcleo de Estudos de Cultura Material / UERJ, coordenadora do Instituto de Memória e Ação Social / IMAS, Integra coordenação do GT-ÁFRICAS da Sociedade de Arqueologia Brasileira / SAB.

Referências

Rathje, William L.; Cullen Murphy, William. 2001. Rubbish!: The Archaeology of Garbage. University of Arizona Press, 2001.

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

SOUZA, Rafael de Abreu e; AGOSTINI, Camilla. Apresentação do volume temático Arqueologia e os Estudos do Lixo. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 40, p. 1–3, 2023. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2023.200749. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/200749.. Acesso em: 27 abr. 2024.