Edições anteriores

  • Dossiê VI Semana Internacional de Arqueologia Discentes
    n. 34 (2020)

    Primeiro volume do dossiê da VI Semana Internacional de Arqueologia Discentes (SIA), realizada de 20 a 24 de maio de 2019 nos auditórios da FFLCH-USP; evento organizado de forma aberta e colaborativa por discentes do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), a SIA se tornou um espaço de articulação, troca de conhecimentos e experiências, que desempenha papel fundamental na formação de futuros profissionais engajados com a ciência e a gestão do patrimônio arqueológico no cenário nacional da Arqueologia. Este número apresenta também um artigo livre. 

  • Actas do Simpósio Internacional “Migration and Colonization in the Mediterranean during the first Millennium BC”
    n. 33 (2019)

    Este dossiê  coeditado pela Profa. Dra. Maria Cristina Kormikiari Passos, MAE, USP, pelo Doutor Ronaldo G. Gurgel Pereira, CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa, pela Doutora Maria de Fátima Rosa, CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa e pela Profa. Dra. Isabel Gomes de Almeida, CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa apresenta os trabalhos do simpósio internacional “Migration and Colonization in the Mediterranean during the First Millennium BC” ocorrido entre os dias 22 e 23 de Novembro de 2018, no Salão Multiusos 3 do edifício I&D, dependências do CHAM/ FCSH da Universidade Nova de Lisboa. O evento foi organizado por: Dr. Ronaldo G. Gurgel Pereira (CHAM/ FCSH da Universidade NOVA de Lisboa); Dr.ª Maria de Fátima Rosa (CHAM/ FCSH da Universidade NOVA de Lisboa) e Prof.ª Dr.ª Isabel Gomes de Almeida (CHAM/ FCSH da Universidade NOVA de Lisboa). O evento promoveu o diálogo entre especialistas em Arqueologia, Egiptologia, História Antiga, História da Arte, Linguística, Teologia e originou uma série de ensaios dedicados a alguns dos seus estudos de casos.

  • Anais do II Simpósio do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial
    n. 32 (2019)

    O II Simpósio do LARP Atualizando o passado romano: pesquisa, educação e as humanidades digitais, realizado de 21 a 23 de maio de 2018, no Anfiteatro Prof. Paulo Ribeiro de Arruda, da Escola Politécnica / USP, efetivamente concretizou a oportunidade de diálogo e troca de perspectivas e contribuições entre especialistas do campo histórico-arqueológico, sendo destaque a arqueologia clássica romana voltada à temática na era digital, uma nova conquista que vem crescentemente ganhando mais espaço e assumindo papel importante no campo da arqueologia.

  • n. 29 (2017)

    Este dossiê constitui uma coletânea de artigos, em grande parte oriundos de conferências apresentadas no simpósio intitulado “Vida e morte nos jogos da Antiguidade: entre competição, poder e religião”, realizado em agosto de 2016 e organizado pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), pelo Prof. Dr. Vagner Carvalheiro Porto e pela Dra. Camila Diogo de Souza, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), representada pelo Prof. Dr. Gilberto da Silva Francisco e com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

  • n. 26 (2016)

    Dossiê organizado pela Profa Dra Claudia R. Plens, EFLCH - UNIFESP