Shakespeare transmitido: repensando o significado da performance ao vivo

Autores

  • Paulo da Silva Gregório Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p56-84

Palavras-chave:

Performance shakespeariana, Transmissão ao vivo, Intermidialidade, Shakespeare, Hamlet

Resumo

Enquanto as transmissões de montagens ao vivo têm sido instrumentos importantes pelos quais companhias britânicas como o National Theatre têm disseminado suas produções shakespearianas para além do espaço físico do teatro, elas levantam questões relevantes acerca da primazia do teatro enquanto veículo privilegiado de ressignificação de Shakespeare. Este artigo discute questões teóricas relativas ao modo como a linguagem marcadamente intermidiática desse gênero de adaptação shakespeariana cria novas formas de participação espectatorial que reconfiguram noções de ao vivo e de coparticipação, convencionalmente percebidas como traços constitutivos da identidade ontológica do teatro. Essas questões serão examinadas em relação a uma montagem britânica de Hamlet (2015), dirigida por Lyndsey Turner para o National Theatre, que foi também exibida nos cinemas como parte do projeto National Theatre Live. Veremos que, ao passo que as técnicas de filmagem empregadas na captura da performance ao vivo buscam reproduzir, na tela, a experiência do aqui-e-agora do teatro presencial, elas sinalizam formas alternativas de ressignificar a performance shakespeariana nas telas, tanto de modo síncrono quanto assíncrono.

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Biografia do Autor

Paulo da Silva Gregório, Universidade Estadual do Ceará

Professor adjunto no curso de Letras Inglês da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), Universidade Estadual do Ceará. Doutor em Shakespeare Studies pela University of Birmingham. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2023-09-21

Como Citar

Gregório, P. da S. (2023). Shakespeare transmitido: repensando o significado da performance ao vivo. Sala Preta, 22(2), 56-84. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p56-84

Edição

Seção

ARTIGOS