O público e seu teatro: notas em forma de ensaio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p324-330Palavras-chave:
Ator-espectador, Teatro moderno, Teatro contemporâneo, Análise socioestética.Resumo
Análise das relações entre a cena e o público nos fenômenos teatrais modernos e contemporâneos, com defesa de uma abordagem socioestética das relações entre ator e espectador nos contextos históricos, estéticos e políticos em que são produzidas.
Downloads
Referências
BOURRIAUD, N. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
COHEN, R. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.
MEIERHOLD, V. E. “J’accuse”. In: ______. Écrits sur le théâtre, tome II. Lausanne: L’Âge d’Homme, 1975.
PASOLINI, P. P. Manifesto per un nuovo teatro. Revista Nuovi argomenti, Roma, jan-mar, 1968.
SCHWARZ, R. Altos e baixos da atualidade de Brecht. In: ______. Sequências brasileiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880-1950]. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
TOPORKOV, Vassili. Stanislavski ensaia: Memórias. São Paulo: É Realizações, 2016.
WEISS, P. Notas sobre o teatro documentário [1967]. Caderno de Estudos Contrapelo, São Paulo, n. 2, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.