Stanislávski e Sulerjítski

o teatro como meio de aperfeiçoamento de si mesmo e de transformação da sociedade

Autores/as

  • Michele Almeida Zaltron Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i1p217-228

Palabras clave:

Stanislávski, Sulerjítski, Sistema, Primeiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou

Resumen

O encontro de Konstantin Stanislávski com Leopold Sulerjítski, um de seus mais importantes colaboradores, acontece após Sulerjítski assistir a um ensaio do espetáculo Um inimigo do povo, de Henrik Ibsen, no Teatro de Arte de Moscou, e se sentir profundamente impactado com a atuação de Stanislávski como Dr. Stockmann. A partir da relação construída entre ambos e das experiências realizadas no Primeiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou, foram desenvolvidos princípios fundamentais do Sistema de Stanislávski, como a importância do coletivo e da ética, na arte e na vida. Este artigo analisa esses princípios a partir da compreensão de que Stanislávski e Sulerjítski acreditavam que o teatro poderia ser um meio de aperfeiçoamento de si mesmo e de transformação da sociedade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Michele Almeida Zaltron, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em Artes Cênicas pela Unirio com estágio doutoral (bolsa Capes-PDSE) na Escola-estúdio do Teatro de Arte de Moscou (Moscow Art Theatre School), Rússia.

Publicado

2019-08-30

Número

Sección

STANISLAVSKI

Cómo citar

Zaltron, M. A. (2019). Stanislávski e Sulerjítski: o teatro como meio de aperfeiçoamento de si mesmo e de transformação da sociedade. Sala Preta, 19(1), 217-228. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i1p217-228