Exu against messianism: review of Esperando Godot no fim do mundo, staged by Teatro Oficina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p190-206

Keywords:

Teatro Oficina, Samuel Beckett, Messianism, Anthropophagy, Exu

Abstract

This essay is a critical reading of the play Esperando Godot no fim do mundo, staged by Teatro Oficina Uzyna Uzona in 2022. It argues that the company reoriented, based on scenic and textual choices, Samuel Beckett’s play in an Afro-anthropophagic sense, significantly changing the staged version from the original meaning of the text.

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Author Biography

  • Rafael Marino, Universidade de São Paulo

    Doutorando e mestre (2019) em ciência política pela Universidade de São Paulo. Graduou‑se em ciências sociais (2016) pela mesma instituição e, atualmente, é técnico de programação cultural no Sesc‑SP (Belenzinho).

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Ficha Técnica

Direção: José Celso Martinez Corrêa

Assistência de direção: Beto Eiras

Dramaturgia: Samuel Beckett

Tradução: Catherine Hirsch; Verônica Tamaoki; Zé Celso

Conselheira poeta: Catherine Hirsch

Elenco: Estragão – Marcelo Drummond; Vladimir – Alexandre Borges; Pozzo – Ricardo Bittencourt; Felizardo – Roderick Himeros; O Mensageiro – Tony Reis

Direção de cena: Otto

Contrarregragem: Debora Balarini; Lucas Tavlos

Direção de arte e arquitetura cênica: Marília Gallmeister; Marcelo X

Trilha sonora e direção musical: Felipe Botelho

Assistência de direção musical: Amanda Ferraresi

Participaram das gravações: Amanda Ferraresi (cello e voz); Beatriz Id (voz); Cosme Lucian (berimbau); Ito Alves (percussão); Felipe Botelho (baixo, voz e programações)

Operação de som: Camila Fonseca; Clevison Ferreira

Direção de imagem: Ciça Lucchesi

Direção de fotografia e câmera ao vivo: Igor Marotti

Câmera ao vivo: Diego Arvate

Operação de vídeo: Renato Pascoal

Desenho de luz: Luana Della Crist

Assistente de luz: Cintia Monteiro; Pedro Felizes

Programador de luz: André Pierre

Operação de luz: Luana Della Crist; Cintia Monteiro; Pedro Felizes

Operação de foco móvel: Pitty Ferreira; Lua Mello Franco

Montagem de luz: Rogério Higino; Fabio Gobbi; Ricardo de Oliveira; Lua Mello Franco; coro de luz do Oficina

Universitário de luz: Vinícius Tardite

Figurino, maquiagem e visagismo: Sonia Ushiyama

Assistência de figurino e maquiagem: Kael Studart

Camareira: Cida Mello

Fono e preparação vocal: Beth Amin

Trabalho de corpo: Rodrigo Andreolli

Produção e administração: Anderson Puchetti

Produção: Ana Sette; Tati Rommel; Victor Rosa

Published

2023-09-21

Issue

Section

CRÍTICAS

How to Cite

Marino, R. (2023). Exu against messianism: review of Esperando Godot no fim do mundo, staged by Teatro Oficina. Sala Preta, 22(2), 190-206. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p190-206