A morte de Edward Gordon Craig: visualidades místicas de um pensamento Über
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i1p34-53Palavras-chave:
Teatro, Edward Gordon Craig, Morte, Hamlet, ÜbermarionetteResumo
O apelo à plasticidade é um dos fundamentos da proposta visual da nova arte da encenação inaugurada por Edward Gordon Craig no início do século XX. Esse apelo possui um eixo central inusitado, baseado em uma visão de mundo particular de seu autor: o misticismo. Ao desenvolver sua obra multifacetada, Craig criou um universo místico em que refletia sobre os limites da linguagem teatral, mas também sobre as frestas entre a vida, a não vida e a morte. Duas de suas realizações mais importantes – a montagem de Hamlet e a criação do Übermarionette – oferecem argumentos definitivos em relação ao papel da Morte na obra de Gordon Craig.
Downloads
Referências
CARLSON, M. Teorias do Teatro. São Paulo: Unesp, 1995.
COLLODI, C. As Aventuras de Pinóquio. São Paulo: Martin Claret, 2012.
CRAIG, E. G. On the Art of the Theatre. London: Routledge, 2008.
CRAIG, E. Gordon Craig, the story of his life. New York: Limelight, 1985.
HERRERA, A. Edward Gordon Craig: El espacio como espectáculo. Madrid: La Casa Encendida, 2009.
KANTOR, T. O Teatro da Morte. São Paulo: Perspectiva, 2008.
LEHMANN, H-T. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
NIETZSCHE, Friedrich. Die Geburt der Tragödie. In: COLLI, V. G.; MONTINARI, M. (org.). Kritische Studienausgabe. München: De Gruyter, 1988.
NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento da Tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
NOVARINA, V. Diante da palavra. Rio de janeiro: 7Letras, 2003.
RIBEIRO, A. Gordon Craig, a Pedagogia do Übermarionette. São Paulo: Giostri, 2016.
SCHOPENHAUER, A. Metafísica do amor/Metafísica da morte. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
TAXIDOU, O. The Mask, a periodical performance by Edward Gordon Craig. Amsterdam: Harwood Academics, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Almir Ribeiro da Silva Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.