Contornos e procedimentos para um pensamento coreográfico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p82-93Palavras-chave:
Jérôme Bel, Procedimento em dança contemporânea, Teatralidade, Estética da cena.Resumo
Este artigo visa refletir sobre procedimentos em dança contemporânea a partir de criações do coreógrafo Jérôme Bel, apresentados no Brasil em 2016: The show must go on e Gala. Tais espetáculos evidenciam estratégias que questionam discursos fixos sobre os modos de criação em dança e provocam as expectativas do espectador no cruzamento entre amadores, profissionais e o próprio público na duração do espetáculo. Autores como Erika Fischer-Lichte, Óscar Cornago e Geisha Fontaine aqui permeiam parte das reflexões sobre teatralidade e procedimentos em dança contemporânea.
Downloads
Referências
BEL, J. Jérôme Bel: Gala nouveau spectacle du chorégraphe atypique – Entrée Libre. Entrevista concedida ao Programa Entrée Libre do canal francês France 5. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kM6IIGmzXik>. Acesso em: 9 mar. 2017.
______. Jérôme Bel – catalogue raisonne – The show must go on (2001) – second part. Entrevista concedida a Chapuis Yvane. 2006. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sSw5U46xiZs>. Acesso em: 7 mar. 2017.
______. About Nom donné par l'auteur (1994) 2. Entrevista concedia a Christophe Wavelet. 2005. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1GeIb3XwKIU>. Acesso em: 5 mar. 2017.
CORNAGO, O. Y despues de la performance qué? Público y teatralidad a comienzos del siglo XXI. Urdimento, v.1, n. 26, p. 20-41, jul. 2016. Disponível em: < http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8197>
______. El mito de la acción. In: CORNAGO, O. Ensayos de teoria escénica: sobre teatralidad, público y democracia. Madrid: Abada, 2015. p. 13-77.
FISCHER-LICHTE, E. Realidade e ficção no teatro contemporâneo. Sala Preta, São Paulo, v. 13, 2. ed, p. 14-32, 2013. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/69073>.
FÉRAL, J. La théatralité: à la recherche de la spécificité du langage théâtral. In: FÉRAL, J. Théorie et pratique du théâtre: au-delà des limites. Montpellier: L’Entretemps, 2011. p. 81-106.
FONTAINE, G. Les danses du temps. Pantin: Centre National de la Danse, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.