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RELEASE – Revista da USP discute a escola do MST como transformação social

A revista Comunicação & Educação da Universidade de São Paulo (USP) discute em sua última edição (v. 20, n. 2, 2014) o tema “Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas” com artigos nacionais e internacionais, resenhas, poesia e a entrevista produzida por Cláudia Nonato, professora da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), que levanta a discussão sobre objetivos além da reforma agrária que o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) luta, como a democratização da educação e conhecimento considerada pelo grupo tão importante quanto as conquistas de terra.

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O diálogo acontece com Simone Pereira, uma das coordenadoras pedagógicas do MST que explica como se desenvolve a alfabetização, escolarização e formação política de jovens e adultos, focados em uma das   conquistas do movimento que é a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), localizada em Guararema/SP como um modelo de universidade, com cursos alternativos, mantida por doações, professores     voluntários e sem registro no Ministério da Educação (MEC), mas com parceria de universidades.

No decorrer da entrevista, Simone Pereira destaca que a estrutura educacional é organizada, pois o movimento compreendeu que não basta conquistar o direito por um pedaço de terra para realizar as   necessidades básicas da vida, sendo a educação um caminho para também fortalecer o grupo, tanto que antes os cursos eram lecionados de forma itinerante entre os acampamentos. Com a materialização da escola, que completará 10 anos em 2015, o objetivo foi não se restringir a “mais uma escola do movimento sem-terra”, então abrange outros movimentos sociais da América Latina e oferece cursos voltados para política, agroecologia, e outras especialidades no campo, sem fins lucrativos.

A alfabetização básica continua nos assentamentos, mas a orientação política varia com as dificuldades de cada estado. O MST ainda concluirá uma pesquisa bienal sobre o índice de analfabetismo e escolaridade dos professores do movimento, realizada para organizar a pauta de reivindicações aos órgãos dos estados e melhorar a educação entre seus integrantes.

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CONTATO:

Artigo: A Escola do MST: transformar a sociedade a partir da realidade das pessoas. Comunicação & Educação, vol.20, n.2: 87-96, 2014. Link: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/83040/pdf_32

Pesquisadora: Cláudia Nonato: Jornalista, doutoranda em Ciências da Comunicação na ECA-USP, editora executiva da Revista Comunicação & Educação e professora no CPCT/ECA-USP; (11) 3091 4081 – Ramal 219; E-mail: claudia.nonato@uol.com.br

Jornalista: Kátia Kishi – Telefone: (14) 98110-0814 – E-mail: katiakishi@gmail.com

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